Covid-19

João Pessoa começa a vacinar pessoas com comorbidades acima de 57 anos e grupo especial a partir dos 18 anos a partir desta sexta-feira

As comorbidades atendidas serão do tipo diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3 (IMC >40).

João Pessoa começa a vacinar pessoas com comorbidades acima de 57 anos e grupo especial a partir dos 18 anos a partir desta sexta-feira

Novo público-alvo começa a ser vacinado nesta sexta-feira — Foto:Reprodução

A Prefeitura de João Pessoa começa vacinar contra a Covid-19, nesta sexta-feira (9) e no sábado (10), pessoas a partir dos 57 anos de idade com comorbidades e profissionais de saúde da mesma faixa etária. As comorbidades atendidas serão do tipo diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3 (IMC >40).

O esquema de vacinação montado para estes dois dias também irá imunizar pessoas do grupo especial – acima de 18 anos – que já fizeram transplante (exceto córnea), seja paciente de hemodiálise ou possua anemia falciforme, segundo informações obtidas pelo ClickPB.

A vacina vai estar disponível em 27 postos de imunização instalados em 23 ginásios de escolas e em quatro no modelo drive thru: no Espaço Cultural, Igreja universal, Santuário Mãe Rainha e Mangabeira Shopping. O atendimento será no horário de 8h às 12h nos ginásios e nos drives de 9h às 15h.

Pessoas com Síndrome de Down ou Transtorno do Espectro do Autismo acima de 18 anos; e aqueles da faixa etária acima de 60 anos também poderão se vacinar nestes dois dias em qualquer dos postos disponíveis.

Agendamento

Para ter acesso à vacina, as pessoas desses grupos de risco devem realizar o agendamento no aplicativo Vacina João Pessoa e, no momento da imunização, deixar um documento que comprove a condição de prioridade: laudo médico, exames ou receitas de medicação.

Documentação

A documentação que comprovará a comorbidade do paciente ou o exercício profissional ficará retida para posterior averiguação por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público. Quem for tomar vacina deve levar documento oficial com foto, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência. O grupo de pessoas com TEA ou Down também deve levar laudo médico. Para aqueles que vão tomar a segunda dose da vacina é necessário, apenas, apresentar documento oficial com foto e o cartão de vacina Covid.

“É importante que as pessoas que se enquadram nesses grupos de risco já providenciem o documento que comprove sua comorbidade e fique atenta ao calendário divulgado pela Prefeitura para saber em qual momento poderão ser vacinados”, alertou Fernando Virgolino, chefe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Segunda dose

Quem já puder tomar a dose de reforço do imunizante deve agendar o atendimento através do aplicativo Vacina João Pessoa, para ser atendido em um dos 27 postos de vacinação. No local, devem portar documento de identificação com foto e o cartão de vacinação com a primeira dose.

Transporte gratuito

As pessoas que precisam se deslocar de um bairro a outro para se vacinar podem utilizar o serviço gratuito do aplicativo Uber, parceria da empresa com o Governo do Estado. O código que deverá ser inserido é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Diagnóstico

No Centro de Testagem para Covid-19, instalado na Paróquia São José Operário, no bairro de Cruz das Armas, foram realizados 257 atendimentos nesta quinta-feira (8). Desse total, foram feitos 148 testes SWAB e 109 testes rápidos, com 22 resultados positivos. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h e atende aos moradores da Capital que estejam com sintomas gripais.

Postos de vacinação em ginásios (1ª e 2ª doses) – 8h às 14h

Distrito Sanitário I

Escola Municipal Lynaldo Cavalcanti (Bairro das Indústrias)

Escola Municipal Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias)

ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)

Escola Municipal Dom José Maria Pires (Oitizeiro)

Escola Municipal Professor Oscar de Castro (Cruz das Armas) 

Distrito Sanitário II

Escola Municipal Francisco Pereira (Cristo Redentor)

Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato Batista (Gramame)

Escola Municipal Fernando Milanez (Colinas do Sul)

Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro (Funcionários II)

Distrito Sanitário III

Escola Municipal Dom Helder (Valentina de Figueiredo)

Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

Escola Municipal Radegundes Feitosa (José Américo de Almeida)

Escola Municipal Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado (Paratibe)

Escola Municipal Professor Afonso Pereira da Silva (Cidade Verde II)

Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos (Bancários)

Distrito Sanitário IV

Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)

Escola Municipal Luiz Augusto Crispim (Bairro dos Ipês)

Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Jaguaribe)

Escola Municipal Violeta Formiga ( Mandacaru)

Distrito Sanitário V

Escola Municipal Leonel Brizola (Tambauzinho)

Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

Escola Municipal Chico Xavier (Jardim Oceania)

Centro da Pessoa Idosa (Altiplano)

Postos de vacinação drive thru (1ª e 2ª doses) – 9h às 15h

Mangabeira Shopping (Mangabeira)

Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)

Igreja Universal do Reino de Deus (Expedicionários)

Espaço Cultural José Lins do Rego (Tambauzinho)

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Brasil está perto de alcançar a meta de vacinação contra o vírus HPV, diz Ministério

2

Saúde

Central de Transplantes da Paraíba registra quarta doação de múltiplos órgãos em menos de uma semana

3

Saúde

Médico explica que pessoas que dormem mal vivem menos e têm mais chances de desenvolver Alzheimer, hipertensão e diabetes

4

Saúde

Direção do Hospital de Trauma de João Pessoa diz que incêndio foi controlado e que pacientes foram transferidos para o Edson Ramalho

5

Saúde

VÍDEO: incêndio atinge Hospital de Trauma de João Pessoa e pacientes são retirados às pressas