Preocupação

João Pessoa poderá perder 48 médicos com decisão de não renovar contratos do Mais Médicos

A decisão do Ministério da Saúde em não renovar os contratos do programa Mas Médicos nas capitais e regiões metropolitanas foi tema de uma audiência pública na Câmara.

João Pessoa poderá perder 48 médicos com decisão de não renovar contratos do Mais Médicos

Milanez Neto, afirmou que pretende enviar requerimento à bancada federal paraibana e ao Governo Federal — Foto:Reprodução

48 médicos ligados ao Programa Mais Médicos com atuação em João Pessoa não tiveram seus contratos renovados e vários bairros da capital paraibana correm o risco de ficarem desassistidos. A decisão do Ministério da Saúde em não renovar os contratos do programa Mas Médicos nas capitais e regiões metropolitanas foi tema de uma audiência pública na Câmara de João Pessoa na tarde desta terça-feira (19).

O vereador líder da bancada de situação, Milanez Neto, afirmou que pretende enviar requerimento à bancada federal paraibana e ao Governo Federal, através do Ministério da Saúde, cobrando providências urgentes para que o problema seja solucionado.

De acordo com Milanez, os 48 médicos que correm o risco de não terem seus contratos renovados, devido ao fim do programa Mais Médicos, prestam um serviço essencial na Atenção Básica de Saúde de João Pessoa. O líder governista ainda citou 29 comunidades da cidade que já estão sendo prejudicadas no atendimento de saúde, devido à não renovação dos contratos dos médicos.

A secretária adjunta de saúde, Ana Giovana, considerou muito importante a participação da Gestão Municipal no debate desse tema. Ela lamentou que, atualmente, haja a carência de 15 profissionais de medicina nas Unidades de Saúde da Família, devido ao cancelamento dos contratos. A gestora defendeu que a Atenção Básica de Saúde é um serviço essencial, no âmbito individual e coletivo, que abrange um conjunto de ações efetivas. O tutor do Mais Médicos da UFPB, Felipe Proença, apresentou dados como o número de médicos contratados pelo programa, os avanços obtidos, o aumento do número de consultas realizadas, a redução das internações, constatação de melhorias na saúde das cidades brasileiras, entre outras informações.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

2

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

3

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

4

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

5

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe