Imunização

João Pessoa vacina pessoas a partir de 12 anos com deficiência e comorbidades e segue com segunda dose nesta quinta-feira

Para os adolescentes com deficiência e comorbidades, a vacinação será realizada em 8 postos, que funcionarão das 8h às 12h, além de um drive-thru, que abre às 8h e finaliza às 15h.

João Pessoa vacina pessoas a partir de 12 anos com deficiência e comorbidades e segue com segunda dose nesta quinta-feira

A vacinação com a dose de reforço será realizada em 4 postos, das 8h às 12h, e 2 pontos de drive-thru, funcionando de 8h às 15h. — Foto:Reprodução

A Prefeitura de João Pessoa segue, nesta quinta-feira (26), com a campanha de vacinação contra a Covid-19 imunizando com a primeira dose adolescentes com deficiência e comorbidades a partir dos 12 anos, além de aplicar a dose de reforço para quem tomou Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer.

Para os adolescentes com deficiência e comorbidades, a vacinação será realizada em 8 postos, que funcionarão das 8h às 12h, além de um drive-thru, que abre às 8h e finaliza às 15h. A vacinação com a dose de reforço será realizada em 4 postos, das 8h às 12h, e 2 pontos de drive-thru, funcionando de 8h às 15h.

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. 
Este grupo inclui pessoas com: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Documentação exigida – A deficiência deverá ser preferencialmente comprovada por meio de qualquer documento, desde que atenda ao conceito de deficiência permanente adotado nesta estratégia, podendo ser: laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência. Caso não haja um documento comprobatório, será possível a vacinação a partir da autodeclaração do indivíduo. Nesta ocasião, o indivíduo deverá ser informado quanto ao crime de falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal).

No caso de adolescentes com comorbidades, será preciso levar cópia do laudo ou declaração médica que comprove sua condição. As cópias dos documentos comprobatórios também ficarão retidas.

Já para a D2 precisa apenas do cartão de vacinação e de um documento com foto.

Agendamento – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta sobre a necessidade do agendamento, que pode ser feito através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com isso, o cidadão assegura ser vacinado no local indicado, com agilidade e todos os cuidados sanitários necessários. O agendamento está disponível a partir das 19h desta quarta-feira (25). O público com deficiência não precisa realizar o agendamento. 

Dúvidas – Quem tiver algum problema para realizar o cadastro ou agendamento, pode tirar dúvidas pelo e-mail [email protected] ou telefone 9 8600-4815 (8h às 17h).

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Confira os pontos de vacinação desta quinta-feira (26):
 
PRIMEIRA DOSE

Pessoas com deficiência 12+ (8h às 12h)
Associação Pestalozzi da Paraíba (Cristo Redentor)
Apae (Bancários)
Funad (Pedro Gondim)

Grupo 12+ com comorbidades
ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)
Escola Francisco Pereira da Nóbrega (Cristo Redentor)
Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)
Escola Leonel Brizola (Tambauzinho)

Drive-thru (8h às 15h)
UFPB, acesso pelo HU (Castelo Branco)

SEGUNDA DOSE 
Coronavac – Butantan (8h às 12h)
Lyceu (Centro)

Drive-thru (8h às 15h)
Mangabeira Shopping (também pedestres)

Astrazeneca (8h às 12h)
FIEP (Trincheiras)
Escola Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

Drive-thru (8h às 15h)
Unipê (Água Fria)

Pfizer (8h às 12h)
Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

2

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

3

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

4

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos

5

Saúde

Cerca de 65% dos brasileiros dormem mal; veja como melhorar a qualidade do sono