Imunização

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

João Pessoa amplia a vacinação contra a dengue a partir desta quinta-feira (18) para crianças e adolescentes com idades entre 06 e 16 anos.

vacina

(foto: reprodução)

A Prefeitura de João Pessoa está ampliando temporariamente a faixa etária do público-alvo que pode receber o imunizante contra a dengue. A partir desta quinta-feira (18) até o dia 30 de abril, podem ser vacinadas crianças e adolescentes com idades entre 06 e 16 anos, como visto pelo ClickPB. A mudança atende a uma nota técnica do Ministério da Saúde

“João Pessoa assume agora um novo perfil de vacinação contra a dengue para evitar que haja perda de doses que foram recebidas a partir do Ministério da Saúde. Nós temos vacinas com validade até o dia 30 deste mês e, por isso, vamos começar a vacinar crianças a partir de 06 anos até adolescentes com 16 anos. Estamos ampliando nossa margem de vacinação para aumentar nosso público de imunização e evitar qualquer desperdício de dose de vacina recebida”, destacou o secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira.  

A ampliação vale apenas nos pontos de vacinação que estão localizados no Home Center Ferreira Costa, localizado às margens da BR-230; Shopping Sul, no bairro dos Bancários; e Shopping Tambiá, no Centro. A vacina está disponível até as 21h no Ferreira Costa e Shopping Sul. Já no Shopping Tambiá será até as 20h.  

Além desses pontos, no próximo sábado (20), das 8h às 16h, a Secretaria de Saúde estará com uma programação especial no Parque Arruda Câmara, a Bica, onde ofertará o imunizante para o novo público-alvo, além de realizar atividades de orientação para prevenção do mosquito Aedes aegypti, conduzidas pelas equipes da Vigilância em Saúde.  

“É importante destacar que essa é uma estratégia temporária, aplicada apenas para as vacinas que possuem prazo de validade até 30 de abril de 2024 e as pessoas que forem vacinadas dentro dessa nova recomendação terão sua segunda dose garantida pelo Ministério da Saúde”, explicou o secretário de Saúde.  

Documentação

Para receber o imunizante, é preciso apresentar cartão de vacinação e documento de identificação da criança e/ou adolescente. O esquema vacinal deste imunizante é composto de duas doses, em intervalo de três meses entre as doses.

Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada).

Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a segunda dose não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.  

Confira locais de vacinação

  • Ferreira Costa – 12h às 21h
  • Shopping Sul – 12h às 21h
  • Shopping Tambiá – 12h às 20h

Com assessoria.

Mais dez municípios, Ministério, Saúde, dengue, vacina
Vacinação é ampliada em João Pessoa.

Confira também

Adolescente é apreendido e duas mulheres são presas em operação contra o tráfico de drogas em Coremas

 

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Gualter Ramalho apresenta experiências bem-sucedidas da Unimed-JP em congresso em São Paulo sobre inovação e gestão em saúde

2

Saúde

Psicólogo na Paraíba explica como jogos atuam na mente humana e relata como o vício interfere na vida das famílias

3

Saúde

Dá para ganhar músculo treinando só 2 vezes na semana

4

Saúde

Maruim é uma das principais vias de transmissão da febre Oropouche; confira sintomas

5

Saúde

Nutricionista dá orientações para uma gravidez saudável