Liminar

Justiça Federal na Paraíba determina fornecimento de medicamento para Testemunha de Jeová

Por conta dos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer, a paciente adquiriu anemia, que não poderia ser controlada por transfusão de sangue por impedimento da religião

Justiça Federal na Paraíba determina fornecimento de medicamento para Testemunha de Jeová

Justiça Federal em Monteiro-PB — Foto:Divulgação

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) determinou, em caráter liminar, o fornecimento de medicamento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para uma paciente que é membro da religião Testemunha de Jeová e tem um tipo raro de câncer que atinge células da medula óssea, o Mieloma Múltiplo. Para o tratamento, é necessário um medicamento para controle da anemia, em substituição à transfusão de sangue. 
 
Por conta dos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer, a paciente M. C. S. adquiriu anemia, que precisava ser imediatamente controlada para que se possibilitasse a continuidade das sessões de quimioterapia. Porém, o tratamento contra anemia que é regularmente realizado pelo SUS consiste na realização de transfusão de sangue, prática não permitida entre os membros da religião Testemunhas de Jeová, da qual a autora é seguidora.
 
Em decisão, o juiz federal Rodrigo Maia da Fonte, titular da 11ª Vara, em Monteiro, ordenou que a União e o Governo do Estado da Paraíba custeiem o fornecimento da droga Eritropoetina, tratamento alternativo à transfusão de sangue, conforme indicado em prescrição médica e por tempo indeterminado.
 
O pedido da paciente foi concedido após o magistrado concluir que a necessidade de estabilizar o grave estado de saúde e ao mesmo tempo garantir o direito à liberdade de crença da autora serem  fortes elementos que apontam o medicamento como imprescindível, cabendo ao Estado a manutenção do tratamento. O juiz entendeu que a ideia de vida digna seria prejudicada se a requerente, acometida de grave doença, fosse forçada a realizar tratamento completamente contrário às suas mais íntimas convicções pessoais.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

2

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

3

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

4

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

5

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana