Dados

Mais de 300 casos de câncer de próstata foram diagnosticados no ano 2019 em João Pessoa

Os dados do Datasus foram apresentados nesta terça-feira (12), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa​.

Mais de 300 casos de câncer de próstata foram diagnosticados no ano 2019 em João Pessoa

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. — Foto:Reprodução

Mais de 300 casos de câncer de próstata foram diagnosticados no ano 2019 em João Pessoa . Os dados do Datasus foram apresentados nesta terça-feira (12), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa. 

De acordo com dados do Datasus, este ano já foram diagnosticados 330 casos de câncer de próstata em João Pessoa.Em relação ao número de óbitos, já foram registrados, de 2015 até setembro de 2019, 272 mortes decorrentes da doença na Capital, sendo 52 nos nove primeiros meses deste ano.

Com o tema “Cuidando da Saúde de Novembro a Novembro”, a apresentação aconteceu no auditório da Estação das Artes, anexo à Estação Cabo Branco, e faz parte da programação alusiva à campanha Novembro Azul.

De acordo com o coordenador da área técnica de Saúde do Homem, Késsio Brito, os principais exames para a detecção do câncer de próstata são: antígeno prostático específico (PSA), ultrassonografia da próstata, toque retal e biopsia celular. Para ter acesso aos exames, o usuário a partir dos 50 anos de idade deve procurar primeiramente sua unidade de saúde da família (USF) de referência.

Programação – Durante o mês de novembro, serão intensificadas as ações de prevenção ao câncer de próstata e promoção da saúde do homem nas unidades de saúde da família (USF), policlínicas municipais e hospitais da rede municipal. As atividades são voltadas para os usuários e servidores da rede municipal de saúde.

Câncer de próstata – No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de aproximadamente 68 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil em 2019. De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), criado pelo Datasus, foram 15.391 mortes decorrentes da doença em 2017, no Brasil.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

2

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

3

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

4

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

5

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia