Em João Pessoa

Maternidade Frei Damião amplia serviços na unidade de saúde

Entre as inovações estão a implementação do instrumento para a avaliação do serviço por parte do usuário dando suporte à ouvidoria, o Núcleo Interno de Regulação (NIR).

Maternidade Frei Damião amplia serviços na unidade de saúde

A Maternidade Frei Damião é reconhecida como hospital Amigo da Criança e da Mulher. — Foto:Divulgação

A Maternidade Frei Damião implantou novos serviços na unidade de saúde para atender à comunidade.

Entre as inovações estão a implementação do instrumento para a avaliação do serviço por parte do usuário dando suporte à ouvidoria, o Núcleo Interno de Regulação (NIR), a visita horizontal multiprofissional para os pacientes de longa permanência, o funcionamento do núcleo de Recursos Humanos (RH) que passou a ser até às 21h, com o objetivo de auxiliar os plantonistas noturnos, o acesso ao refeitório que agora será durante as 24h, o serviço de protocolo que administra o andamento dos processos administrativos refletindo positivamente em um melhor fluxo do serviço, além do ambulatório de saúde do trabalhador, que está em fase final para a implantação. 

A Maternidade Frei Damião (MFD), que compõe a rede estadual de saúde, implantou no início de fevereiro deste ano um instrumento voltado especificamente para a avaliação do serviço por parte do usuário – a ouvidoria.

O instrumento no modelo de questionário, por meio do qual o usuário pode fazer críticas e sugestões, é distribuído por toda a instituição, além de serem realizadas visitas por parte da equipe de ouvidoria nos leitos da unidade de saúde, para ouvir a opinião da população sobre o serviço, sendo resguardado o anonimato do usuário ou acompanhante.

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, especialmente a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), instituída por meio da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, em seu artigo 6º, inciso IV, que define e recomenda a criação do Núcleo Interno de Regulação (NIR), a unidade hoje conta com o serviço, que se trata de uma unidade técnico-administrativa que possibilita o monitoramento do paciente desde a sua chegada à instituição, durante o processo de internação e sua movimentação interna e externa, até a alta hospitalar. É um órgão colegiado ligado hierarquicamente à direção geral da unidade de saúde.

De acordo com balanço, só no mês de abril o NIR realizou 170 atendimentos, sendo 48 vagas de leitos reguladas para a unidade de saúde. O telefone do serviço para a regulação de leitos é o (083) 99136-9977 ou 3612-2825.

A Maternidade Frei Damião é reconhecida como hospital Amigo da Criança e da Mulher. O serviço proporciona, além da educação continuada dos profissionais que compõem a instituição, uma variedade de serviços que possibilitam um atendimento qualificado e assistência humanizada, resguardando consequentemente a proteção de direitos de todas as mulheres que chegam à porta de entrada da maternidade.

Entre as ações da maternidade que proporcionam o acesso à saúde da mulher, combate a violência obstétrica e a redução da mortalidade materna, destacam-se o direito ao acompanhante durante e após o parto, com o objetivo de proporcionar um maior conforto e segurança para a mulher, o serviço de planejamento familiar, o pré-natal para gravidez de alto risco, as ações de segurança para prevenir os eventos adversos durante o atendimento e internação da paciente, a assistência durante a amamentação, em parceria com o Banco de Leite Humano Anita Cabral, a redução de procedimentos invasivos, a exemplo, do exame de toque, além de outras medidas.

Outro aspecto que merece destaque é o trabalho diário da unidade de saúde em reduzir o número de partos cesáreos em consonância com as normas da Organização Mundial de Saúde, que tem por objetivo reduzir as medicações, como a ocitocina e o uso desnecessário de algumas intervenções médicas no parto, para maximizar a capacidade de a mulher dar a luz, influenciando de forma positiva sua experiência no momento do parto, além de resultar em melhores práticas médicas.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Rio Grande do Norte registra primeira morte por dengue em 2024

2

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

3

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

4

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

5

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue