Saúde

Médico Alexandre Araruna alerta que uma em cada 20 pessoas pode desenvolver dengue hemorrágica: “doença é grave e pode matar”

Conforme o médico, de forma especial, a dengue hemorrágica está surgindo entre os adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos, e destaca a necessidade de vacinar esse público o quanto antes.

Médico Alexandre Araruna

O médico Alexandre Araruna alerta para a necessidade de prevenção e ressalta a importância da vacina.

Carnaval é um período de festas e diversão, mas apesar das brincadeiras e da alegria, o folião e toda a população não podem se descuidar da saúde. O pneumologista Alexandre Araruna alerta que uma em cada 20 pessoas pode desenvolver a dengue hemorrágica, uma doença grave e que pode matar. 

Ele lembra que a dengue está atuando de forma intensa no meio das festividades de Carnaval e das recentes viroses respiratórias que foram registradas em João Pessoa e em todo o estado. 

“A dengue está vindo nas formas clássicas, que as pessoas conhecem, com febre alta, dor pelo corpo, mal-estar, diarreia, coceira nos braços, manchas pelo corpo que surgem de forma inespecífica. Porém, uma em cada 20 pessoas pode ter a famosa dengue hemorrágica, uma doença perigosa e que pode matar”, avisa. 

Conforme o médico, de forma especial, a dengue hemorrágica está surgindo entre os adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos, e destaca a necessidade de vacinar esse público o quanto antes.

“Nós temos muito o que fazer e temos como evitar. Nós cidadãos, seres humanos, podemos evitar com que algumas áreas juntem água, mas também brigar, forçar os nossos governantes, federal, neste momento, para aquisição das vacinas e a distribuição de forma imediata”, diz.

A medida, segundo ele, é evitar que as pessoas morram pelas gravidades da dengue e também que outras não tenham tantos sintomas que podem ser evitados com o uso da vacina.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Vigilância Sanitária da Paraíba recomenda apreensão de produtos para cabelo que causam riscos à saúde

2

Saúde

Paraíba registra queda de casos de sífilis transmitida da mãe para o bebê e em gestantes

3

Saúde

Bebê baleada pelo pai em Itaporanga segue internada no Hospital de Trauma, sem previsão de alta

4

Saúde

Ambulatório da Maternidade Frei Damião é fechado e transferido para Hospital da Mulher, em João Pessoa

5

Saúde

Hospital da Mulher de João Pessoa será entregue em 5 de agosto, anuncia João Azevêdo