A partir de 2017

Ministério da Saúde anuncia novo medicamento para o tratamento do HIV

Antirretroviral Dolutegravir será oferecido a todos os novos pacientes a partir de 2017

Ministério da Saúde anuncia novo medicamento para o tratamento do HIV

A nova medicação apresenta menos reações adversas do que os remédios hoje utilizados contra o HIV no Brasil — Foto:Divulgação

O Ministério da Saúde anunciou, na manhã desta quarta-feira, um novo medicamento para o tratamento do HIV no Brasil. O antirretroviral Dolutegravir será disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a todos os pacientes que iniciarem o tratamento e àqueles que apresentam resistência à atual medicação a partir de 2017.

Segundo a pasta, a nova medicação apresenta menos reações adversas do que os remédios hoje utilizados contra o HIV no país. Atualmente, o tratamento na fase inicial é composto pelos medicamentos tenofovir, lamivudina e efavirenz, conhecido como 3 em 1. O Dolutegravir associado ao 2 em 1 (tenofovir + lamivudina) será indicado no lugar do efavirenz.

— Nós compramos 40 milhões de comprimidos para 2017, e o medicamento será incorporado gradativamente — disse Adele Benzaken, diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, em coletiva de imprensa.

De 2005 a 2016, o Brasil triplicou o número de pessoas em tratamento: 483 mil pacientes utilizam a terapia antirretroviral contra o HIV atualmente. A expectativa é de que, em 2017, cerca de 100 mil pacientes iniciem o uso do novo tratamento.

A incorporação do Dolutegravir não irá alterar o orçamento atual do Ministério da Saúde para a aquisição de antirretrovirais. Após negociação, a pasta conseguiu reduzir o valor da medicação em 70%.

O Brasil foi um dos primeiros países a adotar a política de acesso universal ao tratamento com antirretrovirais, ainda na década de 1990.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

2

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

3

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

4

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

5

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico