Pandemia

Ministério da Saúde reduz de 5 para 4 meses intervalo de dose de reforço contra Covid-19

O ministro informou que a portaria com a modificação será publicada na próxima segunda-feira (20).

Ministério da Saúde reduz de 5 para 4 meses intervalo de dose de reforço contra Covid-19

Segundo o ministro da Saúde, o objetivo é ampliar a proteção contra a variante ômicron. — Foto:Tânia Rêgo/ Agência Brasil

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou neste sábado (18) a redução do intervalo de aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid de cinco para quatro meses. Segundo ele, o objetivo é ampliar a proteção contra a variante ômicron.

“A dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, em especial em grupos de risco”, afirmou em seu perfil oficial de rede social.

O ministro informou que a portaria com a modificação será publicada na próxima segunda-feira (20). “Informem-se sobre o calendário vacinal de seu município e veja se já chegou a sua vez”, postou.

Mais cedo, Queiroga disse que a pasta decidiu estabelecer um procedimento mais longo para autorizar a imunização de crianças de 5 a 11 anos e só vai anunciar a decisão sobre o assunto em 5 de janeiro, apesar da autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a vacinação deste grupo.

Segundo o ministro, o prazo mais extenso é importante por se tratar de um “tema sensível”. “A Anvisa, através de uma decisão de uma gerência própria, incluiu a vacina da Pfizer para aplicação em crianças na faixa etária entre 5 e 11 anos”, disse. Mas, segundo Queiroga, a “introdução desse produto no âmbito de uma política pública requer uma análise mais aprofundada” do ministério.

Em sua avaliação, só a autorização da Anvisa não era suficiente para que a vacinação fosse colocada em prática.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

 Hospital Metropolitano faz primeira captação de múltiplos órgãos e realiza transplante de coração

2

Saúde

Anvisa discute amanhã liberação do cigarro eletrônico no Brasil

3

Saúde

Prestes a ser proibido, álcool 70% ‘some’ das prateleiras em supermercados de João Pessoa

4

Saúde

Mulher que chegou a pesar 36 quilos reverte bariátrica

5

Saúde

Agevisa restringe venda livre de álcool a 70% na Paraíba a partir de 30 de abril