Dicas

Mitos e verdades sobre alimentação saudável

Nutróloga afirma que o óleo de coco não deve substituir os óleos vegetais e que o açúcar orgânico tem a mesma quantidade de calorias que o refinado

Mitos e verdades sobre alimentação saudável

É recomendável buscar informações verdadeiras e seguras com os profissionais da área da saúde ou em canais reconhecidos e competentes no assunt — Foto:Divulgação

Informações sobre alimentação e dieta são divulgadas diariamente em blogs, revistas, jornais, sites, canais de vídeo, enfim, em diversas mídias a todo tempo. No entanto, muitas destas informações são desencontradas, contraditórias ou pouco embasadas. Na verdade, algumas não podem ser consideradas fontes seguras e os conteúdos muitas vezes não são assinados por profissionais da saúde, especializados.

Diante disso, é recomendável buscar informações verdadeiras e seguras diretamente com os profissionais da área da saúde ou em canais reconhecidos e competentes no assunto.

Essa avaliação é crucial na hora de manter a dieta adequada para perder peso de maneira saudável. A médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Dra. Vivian Suen, fala sobre as principais dúvidas que recebe de pacientes que precisam diferenciar o que é mito e o que é verdade dentro desse universo.

Veja alguns dos principais e mais pesquisados mitos e verdades sobre a alimentação saudável, de acordo com a especialista:   

1. Café da manhã ajuda a emagrecer? 

Verdade! Tomar um café da manhã balanceado garante que você terá todos os nutrientes para iniciar o dia. Mas lembre-se que as melhores opções para essa refeição são os pães e cereais integrais, e frutas.

2. Pão francês integral é mais saudável do que pão de forma?

 Verdade! O pão francês integral é mais saudável do que o pão de forma de farinha branca. A farinha integral é melhor, pois fornece vitaminas e proteínas que a farinha branca não oferece.

3. Excluir o jantar é uma opção para o emagrecimento? 

Mito! Manter uma alimentação equilibrada durante o dia é o que garante o emagrecimento. O ideal é balancear os alimentos de acordo com a ingestão energética total diária indicada. A dica é comer aqueles com baixas calorias e priorizar frutas, que, além de refrescantes, são pouco calóricas.

4. A suplementação não pode substituir uma refeição? 

Mito! A suplementação deve ser avaliada por um médico nutrólogo. Ela pode substituir uma alimentação, desde que esteja dentro de uma dieta regular e equilibrada, e que forneça todos os nutrientes necessários.

5. O amendoim é um alimento indicado para quem quer perder peso?

Verdade! Ele é uma leguminosa muito nutritiva e pode ser aliado nas dietas. A restrição quanto ao consumo é apenas em relação à quantidade ingerida, uma vez que é calórico. A melhor forma é quando o alimento é torrado, pois, em outros casos, como o da paçoca e do pé de moleque, ele pode aumentar muito a oferta calórica.

6. Óleo de coco deve substituir o óleo de canola, girassol, etc? 

Mito! Apesar de apresentar alguns benefícios para a saúde, o óleo de coco não deve substituir os óleos vegetais. Ainda não existem evidências suficientes na literatura para recomendar a substituição dos outros óleos pelo de coco.

7. A carne de porco é pior que os demais tipos de carne? 

Mito! A carne de porco muitas vezes é considerada uma verdadeira vilã e mais ‘suja’ do que as demais, mas isso não é comprovado. Dependendo da parte do porco, ela tem menos gordura do que a carne de vaca, por exemplo, e fornece os mesmo benefícios, porém, de forma mais saudável.

8. O açúcar orgânico é mais saudável e menos calórico do que o refinado? 

Mito! O açúcar orgânico é melhor por não possuir agrotóxicos, mas, por outro lado, em termos de calorias, ele tem a mesma quantidade do que o refinado.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

2

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

3

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

4

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico

5

Saúde

Aprovado projeto que garante a proteção ao emprego para pacientes oncológicos na Paraíba, de autoria da deputada Danielle do Vale