alerta

Mpox: OMS pede resposta após registro de nova variante na Suécia

Fato reforça que todos os países envolvidos lutem conjuntamente contra a Mpox.

mpox, pernambuco, suspeita

Foto: Ilustrativa/Pixabay

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta sexta-feira (16) que a confirmação de um caso da nova variante 1b da mpox na Suécia reforça a necessidade de todos os países afetados pela doença combaterem o vírus de forma conjunta.

“Encorajamos todos os países a ampliar a vigilância, compartilhar dados e trabalhar para compreender melhor a transmissão; a compartilhar ferramentas como vacinas; e a aplicar as lições aprendidas em emergências de saúde pública de interesse internacional anteriores”, escreveu Tedros, em seu perfil na rede social X.

Entenda

O caso da nova variante 1b na Suécia foi confirmado na quinta-feira (15), um dia depois que a OMS declarou o cenário de mpox na África uma emergência em saúde pública de interesse internacional – o mais alto nível de alerta da entidade.

A detecção da variante na Suécia é a primeira fora do continente africano. Autoridade sanitárias suecas informaram que o paciente foi infectado durante passagem pela África e segue em tratamento.

Por Agência Brasil

Leia mais sobre Mpox

Mpox: após OMS declarar emergência, infectologista explica sintomas e formas de prevenção

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Tapetes infantis em promoção na Amazon: estímulo e diversão com economia para seu bebê

2

Saúde

ANS inclui medicamentos para lúpus no rol de coberturas obrigatórias

3

Saúde

Pressão 12 por 8: por que agora é considerada pré-hipertensão?

4

Saúde

Morre em Campina Grande filha do humorista José Fabiano: “minha Cecília faleceu”

5

Saúde

Conselho de Farmácia reage a venda de remédios em supermercados e vice-presidente diz que ‘não é o ideal’: “lugar de medicamento é em farmácia”