Pandemia

Nova variante do coronavírus é identificada em circulação no Rio de Janeiro; P.1 sofreu mutação, diz estudo

Linhagem P.1, predominante na terceira onda da doença, apresentou alterações, segundo Secretaria Estadual de Saúde; impacto epidemiológico será avaliado.

Nova variante do coronavírus é identificada em circulação no Rio de Janeiro; P.1 sofreu mutação, diz estudo

Imagens de microscópio mostram partículas do coronavírus que causam a Covid-19 retiradas de um paciente nos EUA. — Foto:NIAID-RML via AP

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio (SES-RJ) identificou uma nova variante do vírus da Covid em circulação em território fluminense. A cepa recebeu o nome de P.1.2, por se tratar de uma alteração ocorrida na linhagem P.1 — que surgiu em Manaus.

Não se sabe se a P.1.2 é mais letal ou mais transmissível. O impacto epidemiológico ainda será avaliado. O Rio já tinha identificado uma variação, a P.2, que já circula pelo país.

Maior presença no Norte Fluminense

A P.1.2 foi identificada em 5,85% das 376 amostras submetidas à segunda etapa do sequenciamento genético realizado pela secretaria. A P.1 permanece em maior frequência, com 91,49%. Também foram identificadas, em menores proporções, as linhagens B.1.1.7 (2,13%) e P.2 (0,53%).

“A nova variante foi encontrada principalmente no Norte Fluminense, mas também em amostras nas regiões Metropolitana, Centro-Sul e Baixada Litorânea”, detalhou a subsecretária de Vigilância em Saúde e idealizadora da pesquisa, Cláudia Mello.

“A partir deste resultado, o monitoramento segue aprofundando os efeitos que poderão ser apresentados, ou seja, o comportamento epidemiológico da variante. Até o momento, não se pode avaliar se é mais transmissível e mais letal”, afirmou a subsecretária.

Nesta etapa, foram investigadas 376 amostras, de 57 municípios, selecionadas a partir de genomas enviados ao Laboratório Central Noel Nutels, entre os dias 24 de março e 16 de abril.

“O sequenciamento é muito importante para verificar a incidência das novas cepas na população fluminense, e desta forma, antecipar possíveis cenários, a fim de minimizar os efeitos da pandemia em nosso estado”, disse o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

2

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

3

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

4

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

5

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico