Pandemia

OMS analisa nova variante que tem potencial para escapar de vacinas

Cepa do coronavírus surgiu na Colômbia, em janeiro de 2021, e representa 0,1% dos casos de covid-19 no mundo.

OMS analisa nova variante que tem potencial para escapar de vacinas

Todos os vírus, incluindo o SARS-CoV-2, que causa a covid-19, sofrem mutações com o tempo, e a maioria delas tem pouco ou nenhum impacto nas características do vírus. — Foto:Reprodução

A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou no boletim epidemiológico semanal sobre a covid-19, na noite de terça-feira (31), que incluiu uma nova cepa do SARS-CoV-2, batizada de Mu, na lista de ‘variantes de interesse’. A variação foi encontrada pela primeira vez na Colômbia, em janeiro de 2021. 

A preocupação se dá porque a variante tem mutações que podem indicar resistência às vacinas e mais estudos serão necessários para entender suas características, explicou a organização.

Todos os vírus, incluindo o SARS-CoV-2, que causa a covid-19, sofrem mutações com o tempo, e a maioria delas tem pouco ou nenhum impacto nas características do vírus.

Porém, algumas mutações podem afetar as propriedades do vírus e influenciar, por exemplo, na capacidade de propagação, a gravidade da doença que causa ou a eficácia de vacinas, medicamentos ou outras medidas para combatê-la.

O surgimento em 2020 de variantes que apresentavam risco agravado à saúde pública global levou a OMS a caracterizá-las como “de interesse” ou “preocupantes”, a fim de priorizar as atividades de vigilância e pesquisa em nível global.

A entidade adotou as letras do alfabeto grego para nomear as variantes e assim facilitar a identificação para o público não científico e evitar a estigmatização associada ao país de origem.

Quatro das variantes foram classificadas pela OMS como “preocupantes”, Alfa, Beta, Gama e  Delta. Enquanto cinco foram classificadas como “de interesse”: Eta (detectado vários países em dezembro de 2020), Iota (encontrado nos EUA em novembro de 2020), Kappa (detectada na Índia em outubro de 2020), Lambda (surgida no Peru em dezembro de 2020) e, agora, a Mu.

A nova cepa de interessa foi detectada na Colômbia em janeiro passado e, desde então, foi encontrada em outros países da América do Sul. Além de que foram relatados surtos da Mu e B.1.621 também foram relatados em partes dos EUA e na Europa.

“Embora a prevalência global da variante Mu entre os casos sequenciados tenha diminuído e atualmente seja inferior a 0,1%, sua prevalência na Colômbia (39%) e no Equador (13%) aumentou constantemente”, observou a OMS.

 “A prevalência relatada deve ser interpretada com a devida consideração de capacidades de sequenciamento e oportunidade de compartilhamento de sequências, que variam em ambos países. São necessários mais estudos para compreender as características fenotípicas e clínicas dessa variante. A epidemiologia da Mu na América do Sul precisa ser monitorada, particularmente, com a co-circulação da Delta”, completa a Organização no relatório. 

Dados mundiais da covid-19

O boletim epidemiológico relatou 4,4 milhões de novos casos notificados no mundo, na semana de 23 a 29 de agosto). O permanece semelhante ao da semana anterior, depois de aumentar por quase dois meses (desde meados de junho).

Na semana passada, todas as regiões relataram declínio (África, Américas) ou uma tendência semelhante (Europa, Sudeste Asiático, Mediterrâneo Oriental) em novos casos, com exceção da Região do Pacífico Ocidental, que reportou um aumento de 7% em relação à semana anterior.

O número de mortes registradas globalmente nesta semana também foi semelhante ao da semana passada, com pouco mais de 67 mil novas mortes relatadas. As regiões do Mediterrâneo Oriental e do Pacífico Ocidental relataram aumento de óbitos semanais, 9% e 16%, respectivamente, enquanto a Região do Sudeste Asiático registrou a maior redução (20%).

O número acumulado de casos notificados no mundo é de quase 216 milhões e o número acumulado de mortes é de pouco menos de 4,5 milhões.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

2

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

3

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

4

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

5

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos