Saúde

Opera Paraíba vai ofertar cirurgias de reconstrução mamária no Hospital Regional de Patos

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), unidade pertencente à rede estadual de saúde, vai passar a disponibilizar cirurgias de reconstrução mamária.

Opera Paraíba vai ofertar cirurgias de reconstrução mamária no Hospital Regional de Patos

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), unidade pertencente à rede estadual de saúde, vai passar a disponibilizar cirurgias de reconstrução mamária, por meio do Programa Opera Paraíba, uma ação do Governo do Estado que tem o objetivo de facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera por um procedimento.

Essa decisão foi tomada durante reunião, nessa quinta-feira (11), com a diretoria geral e técnica da unidade com representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Estavam presentes o secretário executivo de Saúde da Rede Hospitalar da Paraíba, Patrick Almeida; a superintendente de Regulação do Estado da Paraíba, Vivian Rezende; a gerente de Regulação Estadual, Lidiane Cassimiro, além dos diretores geral, Francisco Guedes; e técnico, Pedro Augusto, e das coordenações de clínica médica e enfermagem do Hospital de Patos.

“Ficou decidido pela SES que o Programa Opera Paraíba abraçará mais essa demanda de oncologia, beneficiando os pacientes do Hospital do Bem com mais esse serviço que vai ajudar diretamente e de forma muito positiva todos os pacientes da 3ª Macrorregião de Saúde, que passarão a dispor de mais esse procedimento”, afirmou Francisco Guedes. Segundo o diretor, também ficou definido que o Opera Paraíba ainda fará pequenas cirurgias oncológicas na unidade de Patos.

Ainda de acordo com Francisco, já existe empresa habilitada junto ao Governo do Estado para execução do serviço, o que agiliza a operacionalidade das ações, tanto que a expectativa de início das atividades já é o próximo mês de maio, tanto das cirurgias de reconstrução, como da realização dos outros pequenos procedimentos cirúrgicos oncológicos.

“Precisamos de tempo apenas para aquisição dos materiais e outras adequações que se fazem necessárias para podermos definir a data exata do início dos trabalhos e oferta destes novos serviços em nossa unidade. Só sabemos que será já em maio”, finalizou Francisco.

O diretor técnico do Hospital, Pedro Augusto, reiterou a importância desta ampliação da assistência aos pacientes oncológicos do Sertão. “É mais um passo que avançamos na evolução e melhoria da assistência aos pacientes com câncer no sertão e estamos muito felizes em poder disponibilizar mais esses serviços especializados para a população sertaneja”, finalizou o médico.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Paraíba realiza Dia D de vacinação contra gripe amanhã; imunizante está liberado para toda população

2

Saúde

Vacina contra câncer de pele está nos últimos testes: veja quem vai poder tomar

3

Saúde

Sancionada lei que institui a política de prevenção e tratamento de Endometriose na Paraíba

4

Saúde

Doula deixa de ser serviço voluntário e passa a ser profissão em projeto aprovado por vereadores de João Pessoa

5

Saúde

Em cinco meses, Paraíba registra mais casos de síndromes respiratórias do que em todo 2023; são quase 200 mortes