Saúde

Para combater varíola dos macacos, ministro paraibano Marcelo Queiroga sugere diminuição de parceiros sexuais

)Marcelo Queiroga falou sobre o tema em evento que participou no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, na manhã desta terça-feira (09).

Para combater varíola dos macacos, ministro paraibano Marcelo Queiroga sugere diminuição de parceiros sexuais

A contaminação por varíola dos macacos pode ocorrer por meio do contato pele a pele, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Uma das características da doença são as inúmeras lesões por todo o corpo. (Foto: Reprodução).

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, desembarcou em João Pessoa nesta terça-feira (9) para participar de um encontro com objetivo de incentivar pais e responsáveis a levar crianças e adolescentes aos postos de saúde, para serem vacinados contra a poliomielite e outras doenças. 
Em fala transmitida ao vivo no seu perfil Instagram, Queiroga cumprimentou as autoridades presentes e a população.

Conforme apurou o ClickPB, Marcelo enfatizou a importância da vacinação e lembrou que foi na Paraíba que foi verificado o último caso de poliomielite no Brasil. “Alguém aqui duvida da importância de vacinarmos nossas crianças contra a poliomielite? Vamos vacinar as nossas crianças contra a Poliomielite. Essa doença ela foi erradicada no Brasil em 1989 e o último caso foi justamente aqui no estado da Paraíba”. 

O Ministro enfatizou o tamanho do SUS, e informou que a meta na campanha da polio é vacinar ao menos 95% das crianças abaixo de cinco anos. Segundo Queiroga, o Brasil tem mais de 38.000 salas de vacinação espalhadas em 5.570 municípios. 

A importância disso é que o sistema brasileiro tem a capacidade de ajudar no incentivo a vacinação, que segundo Marcelo, está com tendência de queda em todo o mundo. “As coberturas vacinais tem caído no mundo inteiro. E no Brasil não é diferente. O Brasil é um país continental. É um desafio muito grande vacinar a nossa população. Mas nós não desistimos (…) nós temos o nosso Sistema Único de Saúde. Que é capilarizado. E onde tem Brasil, tem SUS. E onde tem SUS tem vacinas para as nossas crianças”, afirmou.

Sobre a varíola dos macacos, o gestor revelou que o Brasil irá adquirir 50.000 doses de vacina destinadas inicialmente aos profissionais de saúde. “Se for necessário ampliar a oferta de vacinas, todo mundo vai ter que se preparar para ofertar vacinas em maior quantidade”, informou Queiroga à imprensa. 

Para prevenção, Marcelo registrou que “infelizmente a grande maioria dos indivíduos que têm essa doença são homens que fazem sexo com homens”. Ele explicou que a fala não é com objetivo de discriminação mas segue uma orientação expressa até o momento pelo OMS. 

A contaminação por varíola dos macacos pode ocorrer por meio do contato pele a pele, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Uma das características da doença são as inúmeras lesões por todo o corpo. 

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

2

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

3

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

4

Saúde

Nova vacina contra a covid-19 deve começar a ser aplicada no Brasil em 15 dias

5

Saúde

Comissão da Saúde aprova projeto de construção do Hospital de Trauma do Sertão; unidade terá mais de 200 leitos