Prevenção

Paraíba inicia hoje campanha de imunização contra Poliomielite e outras 17 doenças em mais de mil pontos de vacinação

No estado, a meta é imunizar pelo menos 95% das mais de 280.000 crianças de 1 ano até menos de 5 anos.

Paraíba inicia hoje campanha de imunização contra Poliomielite e outras 17 doenças em mais de mil pontos de vacinação

Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa será realizada entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro com um dia D a ser feito em 20 de agosto. (Foto: Assessoria/PMJP)

Começa nesta segunda-feira (8) a Campanha Nacional de Imunização contra Poliomielite e outras 17 doenças. Na Paraíba, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, há cerca de 1.000 salas de aplicação. No estado, a meta é imunizar pelo menos 95% das mais de 280.000 crianças de 1 ano até menos de 5 anos. 

Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa será realizada entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro com um dia D a ser feito em 20 de agosto. 

As vacinas para crianças são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O governo informou que para as crianças em idade vacinal da Covid-19, as vacinas poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional.

Cada município da Paraíba adotará horário específico no atendimento em postos de vacinação.

Em João Pessoa, as Unidades de Saúde da Família (de 7h às 11h e de 12h às 16h), as Policlínicas Municipais (de 7h às 17h) e Centro Municipal de Imunização na Torre (de 8h às 16h), estarão abertos para aplicar doses de 18 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação.

Já em Campina Grande, de acordo com a Prefeitura, a vacina será ofertada em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Saúde, em creches, escolas e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com horários específicos. 

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

2

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

3

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

4

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

5

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana