Sem risco

PB está fora da área de alerta para febre amarela

Febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente

PB está fora da área de alerta para febre amarela

A única forma de evitar a Febre Amarela é por meio da vacinação. A vacina está disponível gratuitamente durante todo o ano — Foto:Walla Santos

A secretaria de Estado da Saúde (SES) informou nesta sexta-feira (13) que a Paraíba está fora da área de alerta para febre amarela. O vírus foi detectado em áreas de risco determinadas pelo Ministério da Saúde.

No entanto, a recomendação de vacinação nas áreas não endêmicas continua a mesma: toda pessoa que reside em áreas com recomendação da vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro dessas áreas, deve se imunizar, segundo nota divulgada pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass)

A vacina contra a febre amarela é ofertada gratuitamente pelo Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo enviada mensalmente para todo o país. 

Além da Paraíba, outros estados fora da área de risco. São eles Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O ministério divulgou uma lista com municípios com recomendação para vacinação de febre amarela. Confira neste link.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Comissão da Saúde aprova projeto de construção do Hospital de Trauma do Sertão; unidade terá mais de 200 leitos

2

Saúde

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

3

Saúde

Rio Grande do Norte registra primeira morte por dengue em 2024

4

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

5

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais