Março Azul

Prefeitura de João Pessoa apoia caminhada que chama atenção para prevenção do câncer de intestino

A caminhada será realizada a partir das 7h deste domingo (27), com concentração no Largo do Busto de Tamandaré, de onde será dada a largada.

Prefeitura de João Pessoa apoia caminhada que chama atenção para prevenção do câncer de intestino

Além de conscientizar e alertar a população sobre a doença, a caminhada também vai arrecadar leite em pó e fraldas geriátricas, que serão doados para o Hospital Padre Zé. — Foto:Secom-JP/Arquivo

A capital paraibana sedia, neste domingo (27), com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, a ‘Caminhada de Conscientização Março Azul’, que tem como objetivo conscientizar a população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoces do câncer colorretal, conhecido como câncer do intestino. A caminhada será realizada a partir das 7h, com concentração no Largo do Busto de Tamandaré, de onde será dada a largada.

Além de conscientizar e alertar a população sobre a doença, a caminhada também vai arrecadar leite em pó e fraldas geriátricas, que serão doados para o Hospital Padre Zé. As pessoas podem trocar as fraldas geriátricas (tamanho G ou GG) ou leite em pó por camisetas para a caminhada, no próprio local do evento, a partir das 6h30. As camisetas foram doadas pela Endovídeo-JP, parceira do evento.

A caminhada faz parte da Campanha Nacional de Conscientização sobre o Câncer Colorretal (CCR) – Março Azul, organizada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), cuja regional na Paraíba tem incentivado ações para conscientização do câncer colorretal, com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, através do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI).

De 14 a 16 de março foi realizado um mutirão de colonoscopias no Hospital Santa Isabel. Durante o mutirão, organizado pelo Serviço de Coloproctologia, coordenado pela médica Shirlane Frutuoso Malheiros, mais de 60 usuários da Rede Municipal de Saúde foram beneficiados com a realização de exames de colonoscopias, cujo exame é considerado como a melhor forma de detectar o câncer de intestino em estágios iniciais.

“O mutirão beneficiou pacientes, detectando lesões pré-cancerígenas (pólipos) em vários deles, tendo sido retirados através do exame de Colonoscopias, além de ter permitido diagnóstico e acompanhamento terapêutico de casos oncológicos”, disse a médica Shirlane Frutuoso.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

2

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

3

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

4

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

5

Saúde

Nova vacina contra a covid-19 deve começar a ser aplicada no Brasil em 15 dias