Atendimento

Prefeitura de João Pessoa inicia mutirão de colonoscopia no Hospital Santa Isabel nesta segunda-feira

A ação, que integra a campanha ‘Março Azul’, de prevenção ao câncer de intestino, contará com a participação de médicos, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.

Prefeitura de João Pessoa inicia mutirão de colonoscopia no Hospital Santa Isabel nesta segunda-feira

Até a quarta-feira (16), devem ser realizados 80 procedimentos. — Foto:Divulgação/Secom-JP

A Prefeitura de João Pessoa inicia, nesta segunda-feira (14), no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), o mutirão de exames de colonoscopia para agilizar possíveis diagnósticos de câncer colorretal, conhecido como câncer de intestino, além de outras doenças intestinais. Até a quarta-feira (16), devem ser realizados 80 procedimentos.

A ação, que integra a campanha ‘Março Azul’, de prevenção ao câncer de intestino, contará com a participação de médicos, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. Durante os três dias do mutirão, serão beneficiados pacientes que já se encontravam na fila de espera da Regulação Municipal, cadastrados e com guias para realização do exame.

“Toda a logística para a realização do mutirão foi preparada cuidadosamente pelo Serviço de Coloproctologia do Hospital Santa Isabel para garantir o melhor atendimento aos usuários”, disse a diretora-geral da unidade, a médica Adriana Lobão, que destacou o apoio do hospital a iniciativas como essa, “que tem como foco o diagnóstico de doenças em fase inicial, especialmente o câncer”, acrescentou.

Câncer de intestino

A colonoscopia é a melhor forma de detectar o câncer de intestino em estágios iniciais. De acordo com a médica Shirlane Frutuoso Malheiros, que coordena o Programa de Residência Médica em Coloproctologia do HMSI, o câncer de intestino ou câncer colorretal é o segundo que mais mata homens e mulheres no mundo.

A doença é mais comum em pessoas com mais de 45 anos de idade ou naqueles que têm antecedentes familiares de casos positivos. “A maioria dos casos recebe diagnóstico tardiamente, quando então, o tratamento instituído é menos eficaz. Daí a importância de ações como o mutirão”, declarou.

Por outro lado, destaca, a doença é passível de prevenção, seja através da mudança de hábitos com a remoção dos fatores de risco (que são: tabagismo, sedentarismo, dieta pobre em fibras ou ricas em carnes processadas e gorduras), seja através dos exames de prevenção (pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia), que devem ser realizados periodicamente sob recomendação médica.

O mutirão acontece por meio de uma parceria da Residência Médica em Coloproctologia do Hospital Santa Isabel e a Sociedade Brasileira de Endoscopia (Sobed/Regional Paraíba), com o apoio da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP).

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

2

Saúde

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

3

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

4

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

5

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia