Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Saúde

Editoria sobre Saúde ir para editoria →

Dia D Tudo Rosa

Prefeitura realiza mega-mutirão de consultas com mastologistas e mamografias para mulheres em João Pessoa

Mulheres na capital podem fazer exames no Hospital Municipal Santa Isabel neste sábado (16).

As consultas podem ser feitas no Hospital Santa Isabel (Foto: Walla Santos)

Por

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, abre, neste sábado (16), às 8h30, o Dia D Tudo Rosa, mega-mutirão de consultas com mastologistas e mamografias para mulheres, oferecido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio do Hospital Municipal Santa Isabel. Será um total de 500 mulheres atendidas por mastologistas, com agendamento de mamografias. A ação faz parte das atividades referentes ao Outubro Rosa, mês da conscientização sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o atendimento, que inclui a garantia de mamografia, será feito em 12 consultórios, durante todo o dia, das 7h às 17h, onde as mulheres passarão por avaliação médica, exames clínicos e solicitação de exames. "Serão 12 consultórios de mastologia atendendo a demanda específica de mulheres em relação à parte de prevenção de câncer de mama, que começa com a consulta no mastologista e a garantia de que ela terá sua mamografia realizada", disse a médica Adriana Lobão, diretora geral do Hospital Municipal Santa Isabel.

Ela lembra que o mutirão de consultas em mastologia é uma ação pontual, uma vez que o Programa ‘Tudo Rosa’, lançado no início do mês pelo prefeito Cícero Lucena, prevê o atendimento da mulher todos os meses do ano, garantindo sua mamografia no mês de aniversário. "Se ela não fez mamografia este ano e fizer aniversário em novembro, ela pode procurar a rede de saúde e terá garantida a mamografia", destacou Adriana Lobão.

Três tendas serão montadas no pátio do hospital, uma para distribuição das fichas, outra para preenchimento das fichas com dados gerais das mulheres que serão atendidas e uma terceira, de acolhimento, onde haverá distribuição de lanches, brindes e educação em saúde, envolvendo uma conversa sobre mitos e verdades sobre o câncer de mama.

Ao passarem pelos consultórios, as mulheres que apresentarem lesões graves e aparentes serão encaminhadas, imediatamente, para a realização da mamografia, que será feita na mesma hora, na carreta do Sesc, estacionada no pátio do Hospital Santa Isabel. A presença da carreta é resultado de uma parceria entre o Sesc e a Prefeitura de João Pessoa.

Mamografias para todas as mulheres

Já as mulheres que não necessitarem de exames na hora, todas vão sair das consultas com o agendamento da mamografia garantido e que será realizado de forma rápida e por profissionais especializados e qualificados. O agendamento da mamografia de rastreamento será feito pelo Hospital Santa Isabel, que vai informar a usuária da data e hora do exame, que será realizado em uma unidade da Rede de Saúde Municipal.

Agendamento

O agendamento para quem deseja participar da ação e ter direito, portanto, as consultas e mamografias podem ser feitas presencialmente no Hospital Municipal Santa Isabel ou pelo telefone 3218-6704, das 8h às 17h. O ‘Dia D Tudo Rosa’ conta com o apoio da Ong Amigos do Peito, Sociedade Brasileira de Mastologia-Regional Paraíba, Fórum de Mulheres de Negócios da Paraíba, Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo João Pessoa e Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

População se vacina contra Covid-19 nas Unidades de Saúde da Família de João Pessoa

Paraíba registra quatro mortes e 237 novos casos de Covid-19 e ocupação de 15% em UTI's

Prefeitura de Campina Grande promove Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado

Brasil registra 303 mortes por Covid e chega a 604 mil vidas perdidas