Concursos

Veja dicas de português do professor Erik Anderson para as provas dos HUs de CG e Cajazeiras

De acordo com o professor Erik Anderson, o português é considerado um vilão nos concursos públicos e está na hora de fazer revisão e intensificar os estudos.

Veja dicas de português do professor Erik Anderson para as provas dos HUs de CG e Cajazeiras

Professor de português Erik Anderson — Foto:Divulgação

Os candidatos que estão concorrendo às 595 vagas ofertadas nos concursos para trabalhar no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande, e para o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras, já estão na contagem regressiva para a prova que será realizada no dia 5 de fevereiro. 

De acordo com o professor Erik Anderson, o português é considerado um vilão nos concursos públicos e está na hora de fazer revisão e intensificar os estudos. Erick é licenciado em Letras, especialista em Língua Portuguesa, Redação e Oratória e mestre em Linguística.

Erik Anderson afirma que a AOCP Concursos Públicos, instituição elaboradora das provas para do HUAC e HUJB, tem como regra contemplar, em uma única questão, vários conteúdos gramaticais, como pontuação, concordância , regência, crase, acentuação, colocação pronominal, classes gramaticais, enfim, aspectos morfossintáticos.

A primeira dica do professor para a prova de português é em relação à primeira questão que traz um texto longo de compreensão. “Esse texto é sempre de compreensão textual e não de interpretação. A compreensão textual é o que o autor diz e a interpretação é o que possivelmente o autor quer dizer”, explica o especialista. Ele orienta o candidato para não interpretar muito, pois segundo o professor a banca AOCP é objetiva. “O que está sendo passado é aquilo que está no texto mesmo, não tem subjetividade”, ressalta. 

O professor afirma que tem 90% de chance de cair uma questão na prova sobre análise sintática, e o candidato deve estar atento com a transitividade verbal. “O candidato tem que olhar o verbo e observar se ele exige ou não complemento”, alerta o mestre. Segundo ele, o verbo de ligação também deve estar presente na prova. 

Outra dica do professor é o emprego do acento indicativo de crase. “Esse também é um assunto que tem 90% de chance de estar na prova. O candidato deve lembrar das locuções femininas, que são as mais cobradas pela AOCP. Por exemplo: à noite, às pressas e às vezes. Elas podem ser adverbiais, prepositivas e conjuntivas”, explica Erik Anderson. 

Como última dica, o professor de português traz o reconhecimento da sílabas e separação silábica. Ele explica que o candidato deve observar a diferença entre dígrafo, ditongo e tritongo. “Os dígrafos CH, LH, NH, GU e QU são dígrafos inseparáveis, eles são os dígrafos do H e U e, para lembrar, eu dou a dica aos meus alunos que eles estão fazendo o concurso do HU”, observa o professor. 

Vagas Ofertadas 

Para o HUJB, no total, estão sendo oferecidas 302 vagas, sendo 71 vagas para área médica, 200 para cargos assistenciais e 31 para cargos administrativos. 

No caso do HUAC, estão sendo oferecidas 293 vagas, 89 para área médica, 176 para área assistencial e 28 para área administrativa.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

2

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

3

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

4

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

5

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe