Paraíba

Psicologia da UFPB inscreve pacientes voluntários para tratamento

Candidatos, entre 20 e 50 anos, devem estar em depressão e sem fazer terapia

Psicologia da UFPB inscreve pacientes voluntários para tratamento

Serão aceitas as inscrições de até 50 pacientes, com idade entre 20 e 50 anos e que estejam em depressão — Foto:Walla Santos

O Laboratório de Pesquisa em Cognição e Comportamento (Lapecc) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está inscrevendo pacientes depressivos para tratamento experimental. 

Serão aceitas as inscrições de até 50 pacientes, com idade entre 20 e 50 anos e que estejam em depressão. A informação é da professora Melyssa Cavalcanti Galdino, professora do Departamento de Psicologia.

Ela explicou que o tratamento será feito por meio de Estimulação Transcraniana Por Corrente Direta (ETCC), um treinamento desenvolvido em sua pesquisa de Pós-Doutorado que está sendo realizada no Programa de Psiquiatria e Saúde Mental (PROPSAM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A pesquisa é supervisionada pelo psiquiatra Antônio Egídio Nardi e já foi aprovada pelo Comitê de Ética UFPB. A professora Melyssa Cavalcanti contou que diversos estudos apontam que a ETCC pode auxiliar no tratamento de doenças neuropsiquiátricas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), fibromialgia ou até mesmo dependências químicas.

O tratamento tem duração de cinco dias e os pacientes que queiram participar devem se submeter a alguns critérios rígidos de seleção por se tratar de um ensaio clínico. O candidato não pode estar em processo de terapia, não pode ser paciente com depressão bipolar e não pode ter sintomas psicóticos ou comorbidades com transtorno obsessivo compulsivo.

Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de outubro pelo email: [email protected]. Também podem tirar suas dúvidas pelos telefones:  (83) 98819-4582 ou (83) 98767-3151

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

2

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

3

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

4

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

5

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana