SEGUNDO PESQUISA

Quase 25% dos homens passam pormudanças com gravidez da mulher

Uma pesquisa realizada pela Pampers constatou que os homens também mudam com a gravidez das companheiras

Quase 25% dos homens passam pormudanças com gravidez da mulher

Será mesmo que os homens podem ser influenciados pela gravidez de suas esposas? Uma pesquisa realizada por encomenda da Pampers com 2.000 homens entre 16 e 65 anos, na Inglaterra, diz que sim. O estudo mostrou que 1/4 deles apresentaram sintomas típicos de grávidas durante os nove meses das parceiras – 26% tiveram alterações de humor, 10% desejos por comidas bizarras, 6% náuseas, 8% choraram com mais facilidade e, o mais estranho, 3% dos entrevistados afirmaram ter sentido dores do parto.

Na família Rodrigues essa tese se comprovou. Há três anos, Ivone, 29, empresária, engravidou e o marido, Sérgio, 40, vendedor, além de estar sempre presente, também passou por algumas situações tipicamente associadas às grávidas. Ele engordou 12 quilos e enjoou de perfumes, por exemplo, assim como a esposa. “O pessoal até brincava que ele tinha realmente engravidado junto comigo”, conta Ivone.

Para Solange Martins, psicóloga do Hospital Santa Catarina (SP), uma das explicações possíveis para esse fenômeno é o fato de que atualmente o homem está muito mais envolvido com a gravidez. “Hoje os pais participam do pré-natal, acompanham os exames, vão ao curso de gestantes. No hospital, em muitos casos, é ele quem dá o primeiro banho, enquanto a mãe ainda está se recuperando do parto”, afirma.

Além disso, é natural que os homens sintam medo ao descobrir que vão se tornar pais –  o que pode deixá-los mais ansiosos e, por consequência, fazer com que ganhem peso. “O papel do provedor, mesmo que o pai divida as responsabilidades financeiras com a mãe, é muito forte ainda no sexo masculino”, diz a psicóloga. Toda essa novidade pode alterar, ainda, o sono e o humor dos “grávidos”. Por isso, vale lembrar: mesmo que você seja o foco da gravidez, o pai também tem o seu papel desde o momento em que o exame deu positivo. Afinal, o bebê vai mudar a vida de você dois para sempre.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

2

Saúde

Rio Grande do Norte registra primeira morte por dengue em 2024

3

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

4

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

5

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana