Na Paraíba

Quase 45% das crianças ainda não foram vacinadas contra sarampo e pólio, mesmo após Dia D

A informação é do relatório da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Foram aplicadas 129.182 doses contra a pólio (55,47%) e 128.313 (55,10%) doses contra o sarampo, até o sábado (18).

Quase 45% das crianças ainda não foram vacinadas contra sarampo e pólio, mesmo após Dia D

Quase 45% das crianças de um até menos de cinco anos não foram vacinadas, na Paraíba — Foto:Secom-PB

Mesmo após o Dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, quase 45% das crianças de um até menos de cinco anos não foram vacinadas. É o que mostra o relatório da Secretaria de Estado da Saúde (SES) ao informar que foram aplicadas 129.182 doses contra a poliomielite (55,47%) e 128.313 (55,10%) doses contra o sarampo, de 6 de agosto até o sábado (18).

O Dia D passou, mas a vacinação segue até o dia 31 de agosto, nos postos de saúde pelo estado e pelo Brasil, já que a mobilização é nacional. Os municípios promoveram o Dia D abrindo suas unidades de saúde no sábado e o governo estadual realizou a campanha no município de Bayeux, para dar suporte, já que foi constatada baixa cobertura vacinal no município.

Em paralelo, a Paraíba promove, no mesmo período, a Campanha Estadual de Multivacinação com a intenção de estimular a atualização da caderneta de vacinação de crianças menores de cinco anos.

Isiane Queiroga, chefe do Núcleo de Imunização da SES lembrou, ainda, que a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) deve ser aplicada em duas doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade. A população de 30 e 49 anos deve tomar apenas uma dose.

Até a terça-feira (14), a cobertura vacinal estadual era de 8,6% para a poliomielite e 8,4% para o sarampo. A meta para o Dia D era vacinar 221.242 crianças na Paraíba, que corresponde a 95% do público-alvo da campanha. Entretanto, Isiane comunicou que 80 municípios paraibanos ainda não informaram as doses aplicadas.

“A alimentação do sistema de informação em campanhas de vacinação deve ser feita diariamente. O acompanhamento da cobertura é em tempo real. Alertamos os gestores para que intensifiquem esta ação em seus municípios”, pontuou ela.

Vale lembrar, ainda, que os pais e responsáveis pelas crianças são fundamentais para o sucesso das campanhas. “Os responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação das doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças. Orientamos que eles levem a caderneta de vacinação para avaliação e registro. É fundamental que todas as crianças compareçam aos serviços de saúde, independente da sua situação vacinal”, informou Isiane Queiroga.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

2

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

3

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

4

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

5

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos