8ª Semana Epidemiológica

Saúde aponta queda de 24% em casos de zika e redução também sobre dengue e chikungunya

Os dados da 8ª Semana Epidemiológica (SE) sobre dengue, zika e chikungunya foram divulgados nesta sexta-feira (8).

dengue, mosquito, aedes aegypti

Foto: Pixabay/Ilustrativa

A Paraíba já registrou 494 casos prováveis de dengue, em 2019. Segundo a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (GEVS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), houve redução de 19% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados da 8ª Semana Epidemiológica (SE) sobre dengue, zika e chikungunya foram divulgados nesta sexta-feira (8).

O documento aponta um baixo índice de incidência das doenças de acordo com os critérios do Ministério da Saúde (MS).

Em relação à chikungunya, foram notificados 89 casos prováveis em 22 municípios. Houve redução de 10,1 % em comparação com o mesmo período de 2018 quando foram registrados 99 casos prováveis.

Confira o boletim completo da 8ª Semana Epidemiológica (SE), sobre dengue, zika e chikungunya

Já a zika teve 19 casos notificados, em 12 municípios. Nesse caso, a queda foi de 24% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 25 casos prováveis foram constatados.

Na Paraíba, os coeficientes de incidência para dengue, febre chikungunya e vírus zika são respectivamente: 12,36; 2,2 e 0,5 por 100.000 habitantes. Incidências consideradas baixas segundo os critérios do Ministério da Saúde.

Óbitos

Há duas mortes que foram notificadas sob suspeita de terem sido causadas por uma dessas arboviroses. A registrada em Soledade já foi descartada e a que aconteceu em João Pessoa segue sob investigação.

 “Os óbitos suspeitos devem ser informados imediatamente, no período de 24 horas, conforme Portaria Nº 204 de 17 de fevereiro de 2016, a qual está presente na Portaria Consolidada Nº 04, de 28 de setembro de 2017. A suspeita deve ser investigada em nível domiciliar, ambulatorial e hospitalar, utilizando o Protocolo de Investigação de Óbito por Arbovírus Urbano no Brasil – Ministério da Saúde”, alertou a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares.

Vigilância Ambiental

No período de 11 a 22 de fevereiro do corrente ano foram realizados ciclos de aplicação do UBV Pesado (Carro Fumacê) na área litorânea do estado, especialmente nos municípios de Pitimbú e Conde (Praia Bela, Carapibus e Praia de Jacumã). Em João Pessoa, 21 bairros receberam o ciclo no mesmo período, sendo eles Bessa, Jardim Oceania, Aeroclube, Manaira, Tambaú, Cabo Branco, Penha, Ponta do Seixas, Tambauzinho, Expedicionários, Miramar, Castelo Branco, Anatólia, Jardim Cidade Universitária, João Agripino, São José, Centro, Varadouro, Tambiá, Trincheiras e Ilha Do Bispo. A ação também aconteceu em Baia da Traição e Mataraca, em Praia de Barra de Camaratuba, priorizando setores de grande movimento de pessoas durante o período carnavalesco.

Ações

A SES orienta que os municípios intensifiquem as ações, principalmente nesse período intermitente de chuvas e quando há necessidade de armazenar água. As ações devem ser integradas com os setores de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Secretaria de Educação e Meio Ambiente, entre outros.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

2

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

3

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

4

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

5

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana