Imunização

Saúde convoca população para atualização das vacinas do calendário nacional

Além das campanhas vigentes, todas as vacinas do calendário nacional estão disponíveis diariamente nos postos de saúde dos 223 municípios paraibanos para vacinação de crianças, adolescentes e adultos.

Saúde convoca população para atualização das vacinas do calendário nacional

As campanhas de vacinação são realizadas em parceria entre o Ministério da Saúde (MS), estados e municípios. — Foto:Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta segunda-feira (8), as campanhas de vacinação contra poliomielite e de multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em toda Paraíba. O movimento é nacional e tem como objetivo melhorar as coberturas vacinais e proteger a população contra doenças que são prevenidas com a imunização. Além das campanhas vigentes, todas as vacinas do calendário nacional estão disponíveis diariamente nos postos de saúde dos 223 municípios paraibanos para vacinação de crianças, adolescentes e adultos.

As campanhas de vacinação são realizadas em parceria entre o Ministério da Saúde (MS), estados e municípios. Ao todo, são 18 vacinas ofertadas pelo SUS que fazem parte do calendário vacinal da criança e do adolescente e todas estão com as coberturas vacinais abaixo da meta prevista pelo MS. De acordo com a secretária de estado da Saúde, Renata Nóbrega, a meta de cobertura é de 90% para BCG e Rotavírus e 95% para as demais. 

Renata Nóbrega lembra que a vacinação é importante para que doenças que já foram erradicadas não se disseminem entre a população. “O sarampo é uma das doenças que foi eliminada e que voltou a apresentar casos após a diminuição da procura pela vacina, o mesmo pode acontecer com a pólio, que foi erradicada no Brasil em 1994 e que já tem caso confirmado nos Estados Unidos. Vale destacar que a poliomielite não tem cura e pode causar paralisia irreversível em questão de horas”, explica.

A SES reforça ainda que a campanha de vacinação contra covid-19 continua vigente para adultos, adolescentes e crianças a partir dos 3 anos de idade. Em toda Paraíba, mais de mil salas de vacina funcionam rotineiramente para atender a população e atualizar a caderneta de vacinação. É importante lembrar que o calendário nacional de vacinação oferta imunizantes não apenas para crianças, mas também para adolescentes e adultos, por isso, é importante que toda população procure o posto de vacinação mais próximo de sua residência para conferir a situação dos cartões de vacina de toda família e realizar a atualização, caso seja necessário.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

2

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

3

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

4

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

5

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico