Estratégia

Saúde de João Pessoa quer usar vacinas reservadas para D2 como primeira dose e ampliar vacinação para 30+

Reunião realizada nesta quinta-feira (15), deve definir se estratégia será ou não adotada no estado.

Saúde de João Pessoa quer usar vacinas reservadas para D2 como primeira dose e ampliar vacinação para 30+

As doses que estão reservadas poderiam ser usadas para D1 — Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil

O secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, revelou ao ClickPB que pretende remanejar doses da vacina da AstraZeneca que estão guardadas para a aplicação de D2 como primeira dose, e assim aumentar o número de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose no município. Segundo ele, essa estratégia permitiria ampliar a vacinação para pessoas a partir de 30 anos de idade, sem comorbidades, e chegar a uma cobertura de 75% da população.

A mudança, porém, precisa ser aprovada por um conselho, que se reunirá às 11h desta quinta-feira (15) para decidir a questão. 

Anteriormente, Fábio Rocha chegou a defender a antecipação da segunda dose da vacina, principalmente para profissionais da educação, para que as aulas presenciais pudessem ser retomadas mais rapidamente. Ele explicou, no entanto, que, em contato com o fabricante da vacina AstraZeneca, descobriu que a eficácia desse imunizante diminui se o intervalo entre as doses for menor, e aumenta com um intervalo entre doses maior.

”Queremos passar a fazer um intervalo de 120 dias em vez de 90”, afirmou. Essa é mais uma mudança que precisa ser aprovada na reunião de hoje. O secretário destacou que essas alterações na vacinação valem apenas para o imunizante da Astrazeneca e para as outras vacinas tudo continua como já era anteriormente.

Com a chegada de 77 mil doses da AstraZeneca nesta sexta-feira (16) para toda a Paraíba, o secretário acredita que pelo menos 15 mil doses serão destinadas a João Pessoa. Isso possibilitará avacinação de pessoas a partir de 38 anos, mas o público pode ser ampliado para 30+ caso a estratégia de antecipar primeiras doses seja adotada.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

2

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

3

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

4

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

5

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia