Suporte

Secretaria de Saúde monta esquema especial para atender os participantes da Romaria da Penha

A 255ª Romaria da Penha, que acontece neste sábado e mais de 500 mil pessoas devem percorrer os 14 quilômetros de percurso.

Secretaria de Saúde monta esquema especial para atender os participantes da Romaria da Penha

O ponto de partida da Romaria da Penha é na Igreja de Lourdes, às 22h. — Foto:Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está preparando um esquema especial de atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) da Penha, Unidade de Pronto Atendimento Especialidades (UPA-E) Dr. Luiz Lindbergh Farias, dos Bancários, Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para dar suporte aos fiéis que irão participar da 255ª Romaria da Penha, que acontece neste sábado (24). 

Mais de 500 mil pessoas devem percorrer os 14 quilômetros de percurso que separam a Igreja de Lourdes, no Centro da Capital, e o Santuário da Penha. “O Distrito Sanitário V terá o ponto de apoio da Unidade de Saúde da Família da Penha, com suporte de enfermeiros, técnicos de enfermagem e dois médicos para atendimento de urgências, mas toda a rede de assistência da Secretaria de Saúde está se mobilizando de forma estratégica para garantir um cuidado, compreendendo que muitos fiéis têm um esgotamento físico durante o percurso”, informou Fabíola Moreira, responsável pelos serviços de Atenção Básica da região. 

A diretora explicou ainda que está sendo reforçado o estoque de material para suturas e medicações, mesmas que são utilizadas nos serviços da rede de urgência. “Todos os anos, ofertamos serviços de verificação de pressão, glicemia, curativo, medicação, pequenas suturas, nebulização e suporte as urgências até a chegada do Samu e Corpo de Bombeiros, se necessário”, completou. 

De acordo com a Rafaela Marinho, coordenadora da rede de urgência e emergência da SMS, a rede da atenção hospitalar e pré-hospitalar está sendo reforçada para atender de forma imediata à população. “A UPA localizada no bairro dos Bancários, inaugurada em agosto, juntamente com o Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) são os serviços mais próximos da Penha, e já estamos ampliando o quadro e reforçando as equipes para qualquer eventualidade que possa acontecer”, relatou.

Atendimento de urgência

Cinco equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estarão a postos para atender a população durante a Romaria da Penha. Serão duas Unidades de Suporte Básico de Vida (USB), uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e duas duplas de motolâncias (quatro unidades). 

As ambulâncias e motolâncias acompanharão todo o percurso da romaria em pontos estratégicos. “As equipes do Samu estarão dando suporte durante todo percurso da Romaria. À medida que as pessoas irão se deslocando, as equipes acompanharão o público de forma estratégica. Ressaltamos que serão equipes extras e o serviço seguirá normalmente para a população que não estará na romaria”, informou Humberto Nascimento, diretor administrativo do Samu. 

Romaria da Penha 

O ponto de partida da Romaria da Penha é na Igreja de Lourdes, às 22h. Em seguida, a imagem de Nossa Senhora percorre as avenidas João Machado, Dom Pedro II, Sérgio Guerra, Hilton Souto Maior e segue pela pista de acesso à Praia da Penha até chegar à Praça Oswaldo Pessoa, onde fica o Santuário.
 

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

2

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

3

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

4

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

5

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana