João Pessoa

Secretaria de Saúde realiza campanha nas escolas para vacinação contra o HPV

A meta da SMS é vacinar cerca de 20 mil crianças e adolescentes, entre meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos

Secretaria de Saúde realiza campanha nas escolas para vacinação contra o HPV

O Dia D da campanha será dia 16 de setembro — Foto:Reprodução/assessoria

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra o HPV, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início a uma campanha de conscientização e chamamento nas escolas públicas e privadas da Capital. A proposta é orientar os educadores e estudantes sobre a importância da vacina, trabalho este realizado pelos profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF).

Além das orientações, a equipe também faz a distribuição de um termo, que deve ser entregue aos pais ou responsáveis para ser assinado caso haja recusa do filho ser imunizado. A partir daí, os alunos devem ficar atentos ao agendamento das escolas para o calendário de vacinação.

“É muito importante esse esclarecimento entre os profissionais de saúde com os professores, pais e alunos para que todos compreendam a finalidade preventiva da vacina. A partir do momento em que envolvemos as escolas nesse processo, estamos ampliando o acesso de forma que haja conscientização para continuidade do esquema vacinal para as outras doses da vacina de HPV”, explicou a chefe da Seção de Imunização de João Pessoa, Chiara Dantas.  

Ao todo, mais de 300 escolas irão participar desse chamamento, que segue até setembro. A meta da SMS é vacinar cerca de 20 mil crianças e adolescentes, entre meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos. Os adolescentes também podem ir as Unidades de Saúde da Família mais próxima de sua residência, portando a carteira de vacina, cartão SUS e documento de identificação, e tomar a dose da vacina.

Prevenção – A vacina contra o HPV contribui para redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. A imunização também previne câncer de pênis, ânus, verrugas genitais, boca e orofaringe. 

Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina, com intervalo de seis meses entre elas. No caso de pessoas com HIV, a faixa etária é mais ampla, de 9 a 26 anos, e o esquema vacinal é de três doses.

Ampliação – O Ministério da Saúde ampliou temporariamente a faixa etária para receber a vacinação do HPV. A orientação é que a ampliação aconteça nos municípios que tenham vacinas em estoque, com prazo de validade até setembro de 2017. Com essa orientação, homens e mulheres entre 15 e 26 anos de idade passam a ter direito à vacina. Todavia, o município de João Pessoa continuará imunizando apenas os adolescentes que compreendem a faixa etária determinada anteriormente pelo Governo Federal.

“A Secretaria Municipal de Saúde não está com doses da vacina do HPV próximas para vencer ou com data de validade até setembro. Portanto, as doses que temos é para atender ao público já previsto na programação do município, que são meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos”, ressaltou Chiara Dantas.

Campanha – De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação de HPV também fará parte do grupo de vacinas a serem oferecidas na campanha de multivacinação, que ocorrerá no período de 11 a 22 de setembro. O Dia D da campanha será dia 16 de setembro.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministra cita negacionismo ao comentar baixa adesão à vacina da dengue

2

Saúde

 Hospital Metropolitano faz primeira captação de múltiplos órgãos e realiza transplante de coração

3

Saúde

Anvisa discute amanhã liberação do cigarro eletrônico no Brasil

4

Saúde

Prestes a ser proibido, álcool 70% ‘some’ das prateleiras em supermercados de João Pessoa

5

Saúde

Mulher que chegou a pesar 36 quilos reverte bariátrica