Covid-19

Secretário confirma que vacinação em João Pessoa foi interrompida por falta de doses e diz que retomada deve ocorrer na quinta-feira

Secretário disse que os moradores devem ficar tranquilos que o problema será resolvido e que a imunização deve ser retomada na quinta (15), com chegada de novas doses, nesta quarta (14).

Secretário confirma que vacinação em João Pessoa foi interrompida por falta de doses e diz que retomada deve ocorrer na quinta-feira

Entre os fatores da falta de doses, estão a antecipação das pessoas em procurarem a segunda dose, mesmo sem que tenham intervalo de 28 dias após a primeira vacinação e a procura de pessoas de outros municípios e estados, "furando a fila" em João Pessoa. — Foto:Reprodução/TV Arapuan/Arquivo

O secretário de Saúde, Fábio Rocha, confirmou ao ClickPB que a vacinação em João Pessoa foi interrompida por falta de doses. Ele disse que os moradores da Capital devem ficar tranquilos que o problema vai ser resolvido e que a imunização deve ser retomada na quinta-feira (15), com a chegada de novas doses, prevista para esta quarta-feira (14).

Fábio Rocha e o prefeito em exercício, Leo Bezerra, vão conceder entrevista coletiva para falar sobre o problema ainda na tarde de hoje. O secretário adiantou ao ClickPB que há o problema da falta de doses e que agora é hora de buscar solucionar a questão.

O secretário afirmou que pretende melhorar a logística de distribuição das doses e que deve abrir 30 postos de vacinação, após o registro de aglomerações nos locais de imunização. “A logística de distribuição vai ser revista”, enfatizou.

Ele apontou cinco fatores que contribuíram para a falta da segunda dose da CoronaVac, vacina contra a Covid-19. Primeiro que o envio de novo lote do IFA, insumo vindo da China para a produção da CoronaVac, sofreu atraso de uma semana para chegar ao Brasil. Outros dois pontos são a antecipação das pessoas em procurarem a segunda dose, mesmo sem que tenham intervalo de 28 dias após a primeira vacinação e a procura de pessoas de outros municípios e estados, “furando a fila” na capital paraibana. Além disso, a diminuição da produção e a orientação do Governo Federal de adiantar a vacinação em primeira dose com os frascos reservados para a segunda imunização contribuíram para a falta de unidades da CoronaVac, neste momento, ainda conforme dados repassados ao ClickPB pelo secretário Fábio Rocha.

Saiba mais

Secretário Fábio Rocha diz que medo da vacina acabar levou à aglomeração em postos, mas garante que situação será normalizada

“Teve o atraso no envio do IFA (ingrediente farmacêutico ativo) e isso gerou 10 dias de atraso na liberação das doses. E também muitas pessoas procuraram tomar a segunda dose mesmo com apenas 12 ou 14 dias de intervalo da primeira dose e teve a procura de pessoas de outros municípios, 21 mil doses, descobrimos isso depois. Além disso, o Governo Federal mandou usar a segunda dose como primeira dose em novos vacinados”, explicou o secretário Fábio Rocha, ao ClickPB.

Fábio Rocha destacou que as pessoas não precisam se preocupar em correr para procurar a segunda dose, pois foi divulgada nova avaliação científica de que o ideal é que a pessoa receba a segunda imunização por CoronaVac entre 28 e 40 dias após a primeira fase.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Saiba como conseguir o informe de gastos com saúde para inclusão no Imposto de Renda

2

Saúde

Vacinação contra influenza começa hoje em toda a Paraíba e meta é imunizar mais de 1,5 milhão de pessoas

3

Saúde

Pesquisa constata que dengue se espalha para o Sul e Centro-Oeste

4

Saúde

Homem de 32 anos é o primeiro a receber transplante de coração no Hospital Metropolitano em 2024

5

Saúde

Vacinação: saiba onde buscar serviços de imunização em João Pessoa neste sábado