Decreto

Secretário de Saúde diz que passaporte de vacina na Paraíba vai exigir duas doses para acesso a espaços fechados

Medida deve ser assinada pelo governador João Azevêdo até este fim de semana, informou Geraldo Medeiros.

Secretário de Saúde diz que passaporte de vacina na Paraíba vai exigir duas doses para acesso a espaços fechados

Secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros. — Foto:Walla Santos

O governador João Azevêdo (Cidadania) vai assinar até esse fim de semana o decreto que regulamenta a Lei nº 12.083, que institui o “passaporte da vacinação” na Paraíba. A informação foi dada pelo secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, em entrevista ao ClickPB nesta quinta-feira (28). 

De Brasília, onde se reuniu com secretários de Saúde de outros estados, Geraldo afirmou que já foram acertados alguns critérios para a regulamentação, como a obrigação do esquema vacinal completo.

“O governador estava em Brasília e retornou ontem à noite. Então, acho que até o fim de semana já esteja assinada a regulamentação. Nós temos nos comunicado e temos mais ou menos definido que o passaporte vacinal vai ser completo, ou seja, com a primeira e segunda dose para acesso a bares, restaurantes e espaços fechados”, afirmou.

O portal também falou com o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade, que disse que ainda não foi chamado pelo governador para tratar do assunto.

A medida estabelece a exigência do comprovante de vacinação para entrar em estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, shows, entre outros ambientes de lazer. Além disso, as pessoas que se recusarem a se vacinar não poderão se inscrever em concurso público ou assumir cargos públicos.

A comprovação de vacinação poderá ser feita através da apresentação do cartão de vacinação físico ou digital, por meio de foto, aplicativo, entre outros meios.

De acordo com a publicação, apesar das punições, a vacinação forçada ou qualquer medida invasiva sem o consentimento dos indivíduos, é proibida, sendo preservado o direito à intangibilidade, inviolabilidade e integridade do corpo humano. 

Além disso, as pessoas que apresentarem atestado médico justificando a contraindicação da vacina ficam dispensadas de seguir o que está disposto na lei.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

2

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

3

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

4

Saúde

Nova vacina contra a covid-19 deve começar a ser aplicada no Brasil em 15 dias

5

Saúde

Comissão da Saúde aprova projeto de construção do Hospital de Trauma do Sertão; unidade terá mais de 200 leitos