Modificações no Calendário Nacional

Seis vacinas sofrerão alterações em 2016

Nas mudanças, a partir do mês de janeiro, a vacina para Hepatite B será oferecida para todas as idades

Seis vacinas sofrerão alterações em 2016

Mudanças no Calendário Nacional de Vacinação — Foto:Divulgação

A partir do mês de janeiro de 2016, o Calendário Nacional de Vacinação terá modificações, segundo anunciou o Ministério da Saúde nesta segunda-feira (21). Os serviços das unidades de saúde vão adotar as alterações aprovadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e que são de ordem técnica, como por exemplo, a idade de vacinação e a necessidade de reforço, segunda/terceira dose ou não. A Secretaria de Saúde do Estado informou que as principais alterações serão em seis vacinas.

A vacina para Hepatite B será oferecida para todas as idades a partir de janeiro; a vacina para Poliomielite terá a terceira dose oral substituída pela vacina inativada (VIP); a Vacina Pneumocócica 10-valente será ofertada em um novo esquema básico de duas doses (aos dois e quatro meses) e reforço, preferencialmente aos 12 meses, podendo ser ofertada até os quatro anos de idade.

A vacina contra a Hepatite A sofre uma alteração da faixa etária que será imunizada, passando dos 12 para 15 meses de idade. Já a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) sofreu uma mudança do esquema vacinal para apenas duas doses (0 e 6 meses), não sendo necessária a administração da terceira dose. E para a vacina Meningocócica C (Conjugada), deverá ser administrado o primeiro reforço (R1), preferencialmente, aos 12 meses, podendo ser feito até os 4 anos de idade.

“Não houve alterações nas vacinas BCG, Pentavalente e DTP, Rotavírus, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, Dupla Bacteriana do tipo adulto (dT) e Tríplice Bacteriana Acelular do tipo adulto (DTPa). Elas também fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. As mudanças já serão iniciadas agora em janeiro e para isso todos os coordenadores municipais e regionais de imunização já foram capacitados sobre as modificações”, explicou a coordenadora estadual de Imunização, Isiane Queiroga.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

2

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

3

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

4

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

5

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe