Sintab

Servidores da saúde de CG fazem nova mobilização contra condições de trabalho e de pagamentos

Segundo informou o presidente do sindicato, Giovanni Freire, a pauta é extensa e os problemas são antigos e recorrentes.

Servidores da saúde de CG fazem nova mobilização contra condições de trabalho e de pagamentos

O presidente do Sintab destacou ainda que as mobilizações têm o objetivo de chamar atenção tanto da sociedade, como da gestão, para que providências efetivas sejam tomadas. — Foto:Divulgação/Sintab/Arquivo

Os servidores da saúde de Campina Grande promovem, nesta terça-feira (26), o segundo dia de mobilizações de seu calendário, no Conselho Municipal de Saúde, localizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O primeiro ato aconteceu na terça-feira (19), também na sede da Secretaria.

O Sintab informou também em e-mail enviado ao ClickPB que “as manifestações continuam no dia 4 de dezembro, a partir das 9h, com ato público no prédio do gabinete do prefeito Romero Rodrigues e no dia 12, a partir das 8h, com caminhada por bairros da cidade.”

O calendário foi definido em assembleia coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e Borborema (Sintab), realizada na manhã do dia 14 de novembro, no Clube do Sintab.

Segundo informou o presidente do sindicato, Giovanni Freire, a pauta é extensa e os problemas são antigos e recorrentes. “Este é o posicionamento dos servidores da saúde, diante do recorrente descaso, como o não cumprimento dos Planos de Cargos e o não pagamento do benefício do Pmaq – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica –, embora haja uma minuta que foi elaborada entre a gestão, o Conselho Municipal de Saúde e os trabalhadores, aprovada no Conselho e apresentada em assembleia, mas que não se tornou lei para o efetivo pagamento da verba.”

Giovanni também detalhou as providências com relação às transferências indevidas. “Os servidores deliberam que só aceitarão ser transferidos por meio de ato administrativo e motivado.” Outro problema considerado pela categoria como bastante grave, e que segundo os trabalhadores afeta não somente eles, mas diretamente a população, são as condições de trabalho. “As denúncias se repetem aqui no município, inclusive o Sintab tem constantemente denunciado a situação, além das inúmeras tentativas de negociação”, completou.

O presidente destacou ainda que as mobilizações têm o objetivo de chamar atenção tanto da sociedade, como da gestão, para que providências efetivas sejam tomadas. “Diante de tantos ofícios já encaminhados sobre estas mesmas pautas, a gente espera que, além de existir uma negociação, haja algum encaminhamento, uma das urgências é que o projeto de lei do Pmaq se torne lei ainda este ano, já que a gestão se pronunciou que irá pagar a partir de janeiro de 2020 e nós queremos que isso já aconteça de acordo com a nova lei. Com relação ao PCCR e às outras demandas, o que se espera é que haja um cronograma de encaminhamentos e resolutividade, até porque já houve bastante negociação, mas não a concretização do que foi negociado.”

O Sintab divulgou o seguinte calendário de mobilizações:

9/11 – Secretaria de Saúde (SMS) – 9h

26/11 – Conselho Municipal de Saúde/SMS – 14h

04/12 – Gabinete da Prefeitura Municipal – 9h

12/12 – Bairros de Campina Grande (ainda a definir) – a partir das 8h

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

2

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

3

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

4

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

5

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana