Doença

Tratamento da sífilis nas USFs passará a contar com aplicações de penicilina

Os casos de sífilis cresceram no estado e foi identificada uma resistência das pessoas em fazer o tratamento e continuá-lo, motivo pelo qual foi adotado o uso da penicilina no tratamento, disse a secretária da SMS, em João Pessoa.

Tratamento da sífilis nas USFs passará a contar com aplicações de penicilina

Em João Pessoa, foram 28 casos de gestantes com a doença e 71 casos de sífilis congênita. — Foto:Arquivo

O tratamento da sífilis contará com a ampliação das aplicações de penicilina nas Unidades de Saúde da Família, a partir do dia 10 de dezembro, em João Pessoa. Atualmente, a SMS oferta a penicilina apenas para tratamento da doença nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), na Policlínica Municipal do Cristo e no Instituto Cândida Vargas para gestantes.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, no ano de 2017, foram registrados 182 casos de sífilis em gestantes e 153 casos de sífilis congênita, na Paraíba. Em João Pessoa, foram 28 casos de gestantes com a doença e 71 casos de sífilis congênita. Ainda segundo o Departamento de IST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúe, jovens de 20 a 29 anos são as mais infectadas.

Segundo a secretária-adjunta da SMS, Ana Giovana Medeiros, os casos de sífilis cresceram muito no estado e foi identificada uma resistência das pessoas em fazer o tratamento e continuá-lo, motivo pelo qual foi adotado o uso da penicilina no tratamento. “Com a penicilina sendo ofertada nas unidades de saúde, será mais fácil para o paciente dar seguimento no tratamento e até da equipe de saúde da família de monitorar esse paciente infectado, entendendo que o tratamento da doença é simples e de fácil cura, desde que realizada a administração da penicilina corretamente”, explicou.

Antes de o tratamento ser implementado nas USFs, os profissionais da Atenção Básica passarão por uma qualificação sobre o fluxograma do município para a administração da penicilina em casos de sífilis, e uma grande ação voltada ao esclarecimento da população sobre a doença será realizada no Parque da Lagoa, no dia 08 de dezembro.

A doença é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). No estágio primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.

A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto (sífilis congênita), por isso, o uso correto e regular do preservativo é a medida mais importante de prevenção da doença. O acompanhamento da gestante e seu parceiro durante o pré-natal contribuem para o controle da sífilis congênita. 
Para detecção da doença, nas Unidades de Saúde da Família e SAE/CTA é realizado o teste rápido, com resultado em 30 minutos.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

2

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

3

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

4

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

5

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia