Sono

Médico explica por que damos aquelas tremidinhas durante o sono

Entenda as causas desses movimentos de tremidinhas que podem acontecer nos braços, nas pernas ou até mesmo no corpo todo

Médico explica por que damos aquelas tremidinhas durante o sono

Você estava quase pegando no sono quando, de repente, o corpo inteiro deu aquelas tremidinhas inesperadas. Esses movimentos involuntários, logo quando estamos começando a dormir, na verdade, são bem comuns. Mas por que será que isso acontece? É um sinal de alerta para um distúrbio do sono ou apenas uma característica peculiar do nosso corpo?

Para esclarecer essa curiosidade, conversamos com Pedro Melo Barbosa, neurologista da Saúde Digital, marca do Grupo Fleury, que explicou o que está por trás dessas tremidinhas quando estamos prestes a dormir.

Tremidinhas durante o sono: o que são?

Essas tremidinhas são caracterizadas por movimentos rápidos que acontecem principalmente quando começamos a dormir, parecendo um abalo muscular que pode ocorrer no braço, na perna ou até mesmo no corpo todo, conforme detalha o neurologista.

“Esses movimentos involuntários são contrações rápidas de grupos específicos de músculos, chamadas de mioclonias do sono. Esse tipo de movimento é fisiológico, ou seja, perfeitamente normal, especialmente no início do sono. Eles são mais frequentes quando a pessoa está cansada e, muitas vezes, acabam passando despercebidos”, explicou.

No entanto, Pedro conta que outros tipos de movimentos involuntários também podem ocorrer durante o sono, como tremores do Parkinson ou de outras condições.

Por que as tremidinhas durante o sono acontecem?

Além do cansaço, Pedro explica que essas tremidinhas podem acontecer por outros motivos, que envolvem desde a alimentação, momentos de exaustão ou até alterações emocionais ao longo do dia.

empresa, contrata, cochilo, especialista, soneca
A tremidinha pode acontecer no início do ciclo de sono (Foto: Reprodução)

“Algumas substâncias, como a cafeína, podem aumentar sua incidência. Não há necessidade de tratamento para isso, pois indica apenas que estamos indo dormir muito cansados, ansiosos ou estressa.

O consumo de bebidas alcoólicas também pode influenciar esses movimentos quando pegamos no sono.

Essas tremidinhas durante o sono podem prejudicar o sono?

Se você costuma ter essas tremidinhas, o neurologista tranquiliza, dizendo que as mioclonias normalmente não afetam a qualidade do sono, pois ocorrem logo quando estamos adormecendo.

“Às vezes, causam um susto, mas logo voltamos a adormecer. É muito raro que alguém perca o sono por causa delas. Elas acontecem uma vez no começo do sono, e a pessoa volta a dormir rapidamente, passando por todos os estágios normais do sono, incluindo o sono de ondas lentas e o sono REM”, explicou.

Por outro lado, é importante ficar atento caso esses movimentos surjam em outras fases do sono. “Neste caso, é importante consultar um médico para entender melhor a causa. Além disso, movimentos mais complexos, como mexer os braços como se estivesse realizando alguma atividade, não costumam ser normais, diferentemente das mioclonias fisiológicas do início do sono, e também precisam de avaliação profissional”, alertou o especialista.

Agora, se você quer aliviar as mioclonias do sono e ter uma noite mais tranquila, algumas medidas podem ser adotadas, dentre elas: evitar o consumo de estimulantes como café, chá e refrigerantes antes de dormir, praticar exercícios físicos regularmente, criar uma rotina de sono regular e relaxar antes de deitar.

 

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Bronquiolite e a coqueluche preocupam no inverno; saiba como se proteger

2

Saúde

Paraíba confirma primeiro caso de Febre Oropouche, em João Pessoa; saiba o que é a doença

3

Saúde

Cientistas avançam com novo spray nasal capaz de reverter danos causados pelo Alzheimer

4

Saúde

6 melhores remédios caseiros para sinusite

5

Saúde

7 hábitos que podem levar qualquer um a ser feliz de acordo com a ciência