João Pessoa

UFPB e Hospital Universitário abrem 84 vagas para seleção de residência médica

Serão ofertadas 77 vagas para o Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPB e outras sete vagas para o Hospital Universitário.

UFPB e Hospital Universitário abrem 84 vagas para seleção de residência médica

A seleção será realizada por meio de prova escrita de conhecimentos gerais em medicina para programas de acesso direto — Foto:Reprodução

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Hospital Universitário Lauro Wandelery irão abrir uma seleção para 84 vagas de residência médica em João Pessoa. Serão ofertadas 77 vagas para o Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPB e outras sete vagas para o Hospital Universitário.

As inscrições acontecem entre 19 de agosto e 30 de setembro por meio do site da Comissão de Residência Médica. A solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição deverá ocorrer de 19 a 21 de agosto.

Confira o edital

São isentos do pagamento da taxa os candidatos que comprovarem renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos, renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos ou inscrição no Cadastro Único do Governo Federal.

Para os Programas de Residência Médica com acesso direto, o pré-requisito é a graduação em medicina concluída ou com data prevista para a sua conclusão até o dia 29 de fevereiro de 2020. Para os que não são de acesso direto, o pré-requisito é possuir residência específica exigida, concluída ou com data prevista para a sua conclusão também até o dia 29 de fevereiro de 2020.

Os Programas de Residência Médica oferecidos pelo CCM são “Anestesiologia”, “Clínica Médica”, “Cirurgia Geral”, “Dermatologia”, “Endocrinologia e Metabologia”, “Endoscopia Ginecológica”, “Gastroenterologia”, “Infectologia”, “Mastologia”, “Medicina de Família e Comunidade”, “Medicina Intensiva”, “Obstetrícia e Ginecologia”, “Oftalmologia”, “Pediatria”, “Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica”, “Psiquiatria” e “Reumatologia”.

Já os Programas de Residência Médica oferecidos pelo Hospital Napoleão Laureano são “Cancerologia Cirúrgica”, “Cancerologia Clínica”, “Mastologia”, “Patologia e Radioterapia”. É preciso verificar no edital se cada um deles necessita ou não de pré-requisito.

O Programa “Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica” não oferece título de especialista ao término. Somente o Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral pode oferecer o referido título. Contudo, é necessário cursá-lo para realizar prova para especialidades cirúrgicas.

A seleção será realizada por meio de prova escrita de conhecimentos gerais em medicina para programas de acesso direto. E prova específica para os programas em que se exigem pré-requisito. O resultado final será divulgado no dia 3 de dezembro no site do CCM. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3216.7618.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

2

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

3

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

4

Saúde

Nova vacina contra a covid-19 deve começar a ser aplicada no Brasil em 15 dias

5

Saúde

Comissão da Saúde aprova projeto de construção do Hospital de Trauma do Sertão; unidade terá mais de 200 leitos