Saúde

Um terço dos estados já está em alerta por leitos de UTI para Covid

Segundo boletim divulgado pela Fiocruz, nove unidades da federação e dez capitais estavam nessa situação até a última segunda (10).

Um terço dos estados já está em alerta por leitos de UTI para Covid

Paciente internado em hospital de campanha de Ribeirão Pires (SP), em março de 2021, quando houve colapso nos estados - — Foto:Rubens Cavallari-15.mar.2021

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) — Ao menos um terço dos estados já está em alerta crítico ou intermediário para a ocupação de leitos públicos de UTI para a Covid.

Segundo boletim divulgado pela Fiocruz, nove unidades da federação e dez capitais estavam nessa situação até a última segunda (10).

Pernambuco é o único estado que aparece com mais de 80% das vagas preenchidas. Em seguida, vêm Distrito Federal, Pará, Espírito Santo, Ceará, Goiás, Piauí, Bahia e Tocantins, com taxas de 74% a 61% – Roraima e Mato Grosso do Sul estavam sem dados.

As capitais vivem a situação mais crítica, com destaque para Goiânia, que já chega a 94% dos leitos para casos graves ocupados. Depois há Fortaleza (88%), Belo Horizonte (84%) e Recife (80%). Acima dos 60% também estão Vitória, Porto Velho, Brasília, Salvador, Maceió e Macapá.

O levantamento, feito pelo grupo Observatório Covid-19, mostra que esses índices subiram rapidamente no último mês. Apenas cinco dias antes, por exemplo, só havia três estados em alerta intermediário, o que sugere que nesta quinta (13) o cenário já pode ser pior.

Os pesquisadores ressaltam, porém, que hoje a quantidade de leitos disponível é outra e o número de internações em UTI ainda é muito menor do que aquele observado em 2 de agosto, quando os dados começaram a ser observados e as vagas começavam a ser fechadas.

“Sem minimizar preocupações com o novo momento da pandemia, é fundamental ratificar a ideia de que há um outro cenário com a vacinação e as próprias características da ômicron. O cenário, neste momento, é incomparável àquele vivido em 2021, embora o grande volume de casos já esteja demandando, pelos gestores, atenção e acionamento de planos de contingência”, escrevem.

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por exemplo, reabriu 50 leitos no hospital de referência Ronaldo Gazolla (zona norte), que havia fechado o setor de Covid em novembro. Também deve colocar mais 30 vagas a cada dia em funcionamento e solicitou ampliação nas unidades estaduais e federais.

No Natal, havia 12 pessoas internadas na rede pública da cidade, número que saltou para 264 nesta quinta (2.100%). A espera média por um leito já é de mais de três dias. A maior parte dos internados não completou o esquema vacinal, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

“As próximas semanas precisam ser monitoradas e é esperado que o número de casos novos de Covid-19 ainda atinja níveis muito mais elevados, pressionando a demanda por serviços de saúde, o que inclui leitos de enfermaria e UTI”, alertam os pesquisadores.

Eles destacam ainda que, tão importante quanto reabrir leitos, é reorganizar a rede para dar conta dos desfalques de profissionais afastados pela doença, garantir a eficiência da atenção primária com o teleatendimento, por exemplo, e continuar com a vacinação.

“Serviços de maior complexidade exigem organização prévia para o abastecimento de insumos e capacitação e disponibilidade de equipes. É prudente que os gestores realizem análises locais e principalmente regionais para que possam se preparar antecipadamente para um eventual aumento da demanda”, lembram – um ano atrás, um colapso em Manaus deixou pacientes sem oxigênio.

Por último, o documento ressalta que neste momento é fundamental fortalecer as medidas de prevenção, com a obrigatoriedade de uso de máscaras em locais públicos, a exigência do passaporte vacinal e o estímulo ao distanciamento físico e higiene constante das mãos.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

2

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

3

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

4

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

5

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe