Suplementos

Uso excessivo de Whey Protein pode causar danos aos rins, alerta nutricionista

Suplementos alimentares são utilizados por praticantes de atividades físicas com o objetivo de conquistar mais rápido determinado objetivo, como melhora na força, emagrecimento, etc.

Uso excessivo de Whey Protein pode causar danos aos rins, alerta nutricionista

A nutricionista Katiana Araújo aconselha a procura por especialistas para uma orientação adequada — Foto:Walla Santos

A chegada do verão faz com que corpos esculturais moldados com precisão estejam em mais evidência. A busca pelo corpo perfeito, no entanto, pode se tornar uma dor de cabeça caso não haja orientação correta. O ClickPB conversou com uma nutricionista para saber mais detalhes sobre o assunto.

O uso excessivo de Whey Protein, por exemplo, pode acarretar danos renais devido “ao aumento na taxa de filtração glomerular (TFG) de forma aguda e aumento na concentração da ureia”, explica a nutricionista Katiana Araújo.

Tanto o Whey Protein, que é a proteína do soro do leite, quanto outros suplementos alimentares são utilizados pelos praticantes de atividades físicas com o objetivo de conquistar mais rápido determinado objetivo, como melhora na força, emagrecimento, aumento da massa muscular ou condicionamento físico. Apesar disso, muitas vezes a utilização de suplementos é feita de maneira equivocada devido à falta de acompanhamento especializado, como o de nutricionistas.

“Infelizmente nem sempre o uso desses recursos é feito de forma correta já que, na maioria das vezes, são prescritos por profissionais não habilitados, por autoprescrição ou indicação de amigos”, lamenta Katiana Araújo. Ela alerta que apesar do uso de suplementação ser muito difundido em academias, grande parte das pessoas desconhece a totalidade dos benefícios e também dos efeitos colaterais desses produtos.

O uso de suplementação alimentar é indicado para auxiliar a situação de quem não consegue seguir um plano alimentar equilibrado e que seja adequado a suas necessidades energéticas levando a déficits nutricionais.

A nutricionista Katiana Araújo destaca que o uso de suplementos alimentares é descartável se “um plano alimentar equilibrado e adequado às necessidades do indivíduo for respeitado”. “Sou a favor do uso de comida de verdade. Mais cascas e menos embalagens, é necessário ler os rótulos, saber o que está consumindo”, destaca a nutricionista.

Para conseguir bons resultados e ter uma orientação adequada, ela aconselha a consulta a um nutricionista. “Dietas não são receitas de bolos, não temos vários exemplares guardados na gaveta do birô. Avaliamos individualmente as necessidades, ao elaborar um plano alimentar levamos em consideração idade, sexo, estilo de vida, hábitos alimentares, composição corporal, estilo de vida, pratica esportiva e o objetivo”, ressalta Katiana.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

2

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

3

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

4

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

5

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe