Proteção

Vacina que protege adolescentes contra quatro tipos de meningite bacteriana chega aos 223 municípios paraibanos

O objetivo do Ministério da Saúde é alcançar cobertura vacinal maior ou igual a 80% do público-alvo da vacinação, que corresponde a 5.621.137 de pessoas.

Vacina que protege adolescentes contra quatro tipos de meningite bacteriana chega aos 223 municípios paraibanos

Vacina protege adolescentes contra meningite já está disponível na rede pública de saúde. — Foto:Divulgação

A vacina ACWY, que protege adolescentes entre 11 e 12 anos contra quatro tipos de meningite, adotada após a ampliação do Calendário Básico de Vacinação, já está disponível em todos os 223 municípios paraibanos. O objetivo do Ministério da Saúde é alcançar cobertura vacinal maior ou igual a 80% do público-alvo da vacinação, que corresponde a 5.621.137 de pessoas. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta aos pais e responsáveis para que coloquem em dia a vacinação dos filhos nesta faixa etária. Disponível desde abril, a vacina previne contra essa doença infecciosa grave, que provoca inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e que pode ser causada por vírus ou por bactéria. 

A vacina ACWY protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana, que é considerada a variação mais grave da doença e pode ser fatal. Atualmente, a rede pública também oferece a vacina contra o sorotipo C, que é indicada para bebês em três doses: aos 3 e 5 meses e com reforço aos 12 meses. De acordo com a técnica do núcleo de imunização, Milena Vitorino, é importante que os pais e responsáveis pelas crianças e jovens mantenham as cadernetas de vacinação em dia. 

“Com a pandemia muitos pais estão deixando de levar as crianças aos postos por medo do coronavírus, mas é importante lembrar que há outras doenças preveníveis que ainda estão circulando. É muito importante que os adolescentes de 11 e 12 anos tomem a dose da ACWY, que é ofertada gratuitamente e protege contra quatro tipos da meningite, bem como as crianças sigam o calendário de vacinação”, frisa a técnica. 

A vacina ACWY pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do calendário nacional de vacinação do adolescente. A SES reforça que é importante manter a caderneta de vacinação em dia para a prevenção de doenças contagiosas.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Trump quer mudar receita da Coca-Cola nos Estados Unidos

2

Saúde

Governador sanciona lei que institui assistência integral às pessoas com epilepsia pelo SUS

3

Saúde

Bebê alvejada com tiro na cabeça pelo pai deixa aparelhos, mas segue sem previsão de alta em Campina Grande

4

Saúde

Jovem é internado em estado grave, após comer bolinho de macaxeira

5

Saúde

Hormônios para transição de gênero não gera obesidade em pessoas trans, revela estudo da UFPB