Imunização

Vacinação contra a gripe na Paraíba será aberta a todos os públicos a partir de segunda-feira

Até a última quarta-feira (29), 979.287 paraibanos já haviam se vacinado contra a gripe, correspondendo a 82,57% do público-alvo.

Vacinação contra a gripe na Paraíba será aberta a todos os públicos a partir de segunda-feira

A exclusividade na vacinação contra a Influenza para o público prioritário segue até este fim de semana — Foto:Reprodução

A partir da próxima segunda-feira (03) a vacinação contra gripe na Paraíba será aberta a toda a população, sem que sejam necessariamente os públicos prioritários. A exclusividade na vacinação contra a Influenza para o público prioritário segue até este fim de semana.

Até a última quarta-feira (29), 979.287 paraibanos já haviam se vacinado contra a gripe, correspondendo a 82,57% do público-alvo. Em todo o país, já foram vacinados 44,6 milhões de pessoas, o que representa 75% do esperado.

Fazem parte do grupo prioritário as gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. 

A escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem a vacina, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87). A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

2

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

3

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

4

Saúde

Nova vacina contra a covid-19 deve começar a ser aplicada no Brasil em 15 dias

5

Saúde

Comissão da Saúde aprova projeto de construção do Hospital de Trauma do Sertão; unidade terá mais de 200 leitos