Campanha

Vacinação contra Influenza começa no dia 10 de abril e pretende imunizar mais de 1 milhão na Paraíba

Existem, aproximadamente, 900 salas de vacina em todo a Paraíba e, ao todo, 1.523 pontos de vacinação para a campanha contra influenza.

Vacinação contra Influenza começa no dia 10 de abril e pretende imunizar mais de 1 milhão na Paraíba

A realização da campanha acontece por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI)​, no Ministério da Saúde — Foto:Reprodução

A Campanha de Vacinação contra a Influenza em 2019 irá acontecer entre os dias 10 de abril e 31 de maio. O Dia D da campanha está marcado para o dia 4 de maio. A realização da campanha acontece por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), no Ministério da Saúde.

“O início da Campanha Nacional de vacinação contra o Influenza foi antecipado para o dia 10 de abril após articulação do Ministério da Saúde com o Instituto Butantan [laboratório produtor da vacina], a Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa] e a Fundação Oswaldo Cruz [Fiocruz]”, explicou a técnica do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Mayara.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias (até o ano passado, a vacina era destinada apenas a crianças de seis meses a menores de cinco anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

O público-alvo representa, aproximadamente, 60 milhões de pessoas no país (na Paraíba, um total de 1.183.605 pessoas a serem vacinadas) e a meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

“O início da distribuição da vacina contra influenza para as Unidades Federadas começou, de maneira gradual, nessa segunda-feira [25] e vai atingir 36 milhões de doses em todo o Brasil para o início da campanha no dia 10 de abril. A Paraíba vai receber as doses em cinco remessas, totalizando 1.278.300 doses. Na primeira remessa, prevista para ser entregue esta semana, vamos receber 170.990 doses, que corresponde a, aproximadamente, 47% do público-alvo de crianças e gestantes, que vai abrir a campanha”, informou Márcia Mayara.

Estratégia – Neste ano, a estratégia será realizada considerando momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação. No período de 10 a 19 de abril: vacinação contra influenza, em todo país, de crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias e gestantes e também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. De 22 de abril a 31 de maio será a vacinação de todos os grupos prioritários em todo o país e também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, também conforme a situação vacinal e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Paraíba – Existem, aproximadamente, 900 salas de vacina em todo o estado e, ao todo, 1.523 pontos de vacinação para a campanha contra influenza. Estarão envolvidos 7.338 profissionais na campanha.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

2

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

3

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

4

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos

5

Saúde

Cerca de 65% dos brasileiros dormem mal; veja como melhorar a qualidade do sono