Paraíba

Vacinação contra raiva animal para cães e gatos estará disponível até 22 de outubro

A partir desta segunda-feira (24), os tutores dos animais poderão procurar as Secretarias Municipais de Saúde para mais informações.

Vacinação contra raiva animal para cães e gatos estará disponível até 22 de outubro

A meta da campanha é imunizar, ao todo, 727.372 animais – sendo 528.935 cães e 198.437 gatos — Foto:Reprodução

O dia D de vacinação contra a raiva animal aconteceu neste sábado (22) em todo o estado da Paraíba. No entanto, quem perdeu a data, poderá levar seus animais para serem imunizados até o dia 22 de outubro.

A partir desta segunda-feira (24), os tutores dos animais poderão procurar as Secretarias Municipais de Saúde para mais informações.

Cães e gatos acima de três meses podem se vacinar independente se é gestante ou se está amamentando. A meta da campanha é imunizar, ao todo, 727.372 animais – sendo 528.935 cães e 198.437 gatos.

É necessária a conscientização da vacinação para o processo de eliminação da raiva humana transmitida por cães e gatos. A intenção, segundo Francisco, não é só proteger os animais, mas também proteger e promover a saúde da população, evitando que a raiva chegue nas pessoas.

A doença – A raiva é uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio da mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda. A transmissão ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado penetra no organismo.

A doença acomete o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. É letal em aproximadamente 100% dos casos, por ser causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais, e a única forma de evitá-la é pela vacinação anual, que não tem contraindicação.

A raiva apresenta quatro ciclos de transmissão: no ciclo rural, os bovinos, ovinos, caprinos, suínos e equídeos são os principais elementos transmissores da raiva; no ciclo silvestre, as raposas, guaxinins, macacos e roedores têm maior destaque na transmissão da doença; no ciclo aéreo, os morcegos representam o maior perigo; e no ciclo urbano os principais elementos responsáveis pela manutenção do vírus rábico são os cães e gatos.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

2

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

3

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

4

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

5

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe