Confira os locais

Vacinação de idosos a partir de 90 anos começa nesta quarta-feira em João Pessoa

Serão disponibilizados três pontos de vacinação no sistema drive thru. Confira os locais.

Vacinação de idosos a partir de 90 anos começa nesta quarta-feira em João Pessoa

Vacinação de idosos a partir de 90 anos começa nesta quarta-feira — Foto:Secom-JP

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inicia nesta quarta-feira (10) a imunização contra a covid-19 para novos grupos prioritários, em sistema de drive thru. A principal novidade é que, com a quarta remessa de 5.780 doses da vacina Coronavac, serão imunizados idosos a partir de 90 anos.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Alline Grisi, além dos idosos, também serão vacinados profissionais que colhem o RT PCR para teste da doença em laboratórios de João Pessoa, profissionais da saúde a partir de 60 anos, profissionais do sistema funerário, cuidadores domiciliares ativos no home care, além dos trabalhadores da rede de saúde que por algum motivo não conseguiram se vacinar nas etapas anteriores.

Para imunizar esses públicos, serão disponibilizados três pontos de vacinação no sistema drive thru: Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima – Ronaldão, no bairro do Cristo; Centro de Convenções de João Pessoa, no Cabo Branco; e ao lado do Aeroclube de João Pessoa, no bairro Aeroclube. As pessoas deverão levar documento que comprove que estão incluídas nos grupos prioritários.

Os pontos do Ronaldão e do Centro de Convenções funcionarão nesta quarta-feira (10) das 10h à meia-noite, enquanto na quinta (11) e sexta-feira (12), o funcionamento será das 9h à meia-noite. Já o ponto localizado ao lado do Aeroclube funcionará na quarta (10), das 10h às 17h, e na quinta (11) e sexta-feira (12), das 9h às 17h.

Idosos acamados – O agendamento para a vacinação de idosos com restrições de locomoção continua sendo realizado pelos telefones 3214-7219 e 3214-7971. “A gente vai continuar imunizando os idosos acamados, com difícil locomoção, ou algum caso específico em que a gente tenha que ir até a casa da pessoa. Nós vamos com a nossa equipe com todo mundo treinado e capacitado, juntos, em prol de um único objetivo”, disse Alline Grisi.

No último fim de semana, a SMS realizou um mutirão para vacinar idosos acamados com mais de 80 anos. Quarenta equipes foram montadas, com técnico de enfermagem, enfermeiro e motorista, levando a vacina até a casa do idoso. A mobilização foi um sucesso, superando a meta de 1.600 vacinas, com 1.913 doses aplicadas.

Vacinados – Até o momento, mais de 22,5 mil pessoas dos grupos prioritários já foram vacinadas na Capital. Também já receberam a primeira dose do imunizante os idosos que vivem em instituições de longa permanência, assim como os trabalhadores desses locais, além dos trabalhadores de hospitais, serviços de Atenção Básica, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Samu-192, Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB), Instituto de Medicina Legal (IML), Serviço de Verificação de Óbito (SVO), Vigilância Epidemiológica Municipal (Viep) e Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

Vacina – No primeiro lote, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu do Ministério da Saúde 15.191 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan). Na segunda remessa, o município recebeu 11.850 doses da Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A terceira remessa da vacina foi de 1.330 doses da Coronavac, destinadas a idosos acima de 80 anos com restrições especiais. A previsão do Ministério da Saúde é a vacinação de 208.645 pessoas na Capital da Paraíba. A meta é vacinar 90% de quem integra o grupo prioritário elegível para a vacinação.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

2

Saúde

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

3

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

4

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

5

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia