Doença rara

Varíola dos macacos: Portugal confirma 5 casos e receio de transmissão comunitária na Europa aumenta

Os portugueses diagnosticados com a varíola apresentaram lesões na pele, estão estáveis e são todos homens que vivem na região de Lisboa e do Vale do Tejo.

Varíola dos macacos: Portugal confirma 5 casos e receio de transmissão comunitária na Europa aumenta

A varíola do macaco é uma infecção viral rara semelhante à varíola humana, embora mais leve, registrada pela primeira vez na República Democrática do Congo na década de 1970. — Foto:Reprodução/Istoé

A Direção-Geral da Saúde (DGS) de Portugal informou nesta quarta-feira que identificou cinco casos de pessoas diagnosticadas com o vírus da varíola dos macacos (monkeypox, em inglês). As autoridades de saúde da Espanha também afirmaram que estão testando oito casos suspeitos da doença. Nesta segunda-feira, o Reino Unido fez um alerta à Organização Mundial de Saúde (OMS) depois que os números de diagnósticos chegaram a sete na região. Ao todo, são 12 contaminados na Europa.

Os portugueses diagnosticados com a varíola apresentaram lesões na pele, estão estáveis e são todos homens que vivem na região de Lisboa e do Vale do Tejo. De acordo com a DGS, mais de 20 casos estavam em análise, dos quais cinco foram confirmados.

“Foram identificados, neste mês de maio, mais de 20 casos suspeitos de infeção pelo vírus Monkeypox, todos na região de Lisboa e Vale do Tejo, cinco dos quais já confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, esta quarta-feira, dia 18. Os casos, na maioria jovens, e todos do sexo masculino, estão estáveis, apresentando lesões ulcerativas”, afirma o comunicado da autoridade de saúde de Portugal.

Segundo informações da Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA), a doença é rara, e os infectados costumam se curar em questão de semanas. No entanto, os países europeus passaram a monitorar possíveis surtos desde que o primeiro caso foi identificado pela agência britânica, no dia 7 de maio, do vírus que não é comum no continente.

Nesta segunda-feira, foi informado pela agência de saúde britânica que os quatro novos contaminados no Reino Unido se identificaram como gays, bissexuais ou outros homens que fazem sexo com homens. A nova informação levou a UKHSA a pedir que esses grupos estejam alertas para quaisquer erupções ou lesões incomuns na pele e, se for o caso, procurem imediatamente atendimento médico.

“Isso é raro e incomum. A UKHSA está investigando rapidamente a fonte dessas infecções porque as evidências sugerem que pode haver transmissão do vírus da varíola dos macacos na comunidade, espalhado por contato próximo”, afirmou a consultora média chefe da agência britânica, Susan Hopkins, em comunicado.

Em Portugal, os cinco confirmados, assim como os demais suspeitos, também são todos entre homens, e na maioria jovens, afirmou a DGS portuguesa em comunicado. Em conferência de imprensa nesta quarta-feira, a infeciologista Margarida Tavares, diretora do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da DGS, acrescentou que os casos foram detectados em clínicas de detecção de ISTs com lesões na genitália e que , entre os pacientes, estão homens “que fizeram sexo com outros homens”.

Além disso, um porta-voz do departamento regional de saúde de Madrid disse ao jornal The Guardian que os oito casos suspeitos na Espanha são em homens que têm relações sexuais com outros homens, e que estão bem.

— De um modo geral, a varíola dos macacos é transmitida por transmissão respiratória, mas as características dos oito casos suspeitos apontam para contato com fluidos. Os oito casos suspeitos em Madri estão entre homens que fazem sexo com homens. Eles estão bem, mas esta doença pode exigir tratamento hospitalar — disse o porta-voz ao jornal.

Após o alerta, a OMS anunciou, nesta terça-feira, que quer esclarecer os casos de varíola do macaco detectados na Europa. Com exceção do primeiro infectado, que havia viajado recentemente para a Nigéria, onde a doença é endêmica, os demais casos do Reino Unido foram contaminados na região, reforçando receios de transmissão comunitária. A organização ressaltou o alerta de que homens que têm relações sexuais com homens devem estar atentos aos sinais da doença.

— Estamos vendo transmissões entre homens que têm relações sexuais com homens, uma nova informação que devemos estudar adequadamente para compreender melhor a dinâmica (do contágio) — disse o diretor-geral adjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS) para intervenções de emergência, Ibrahima Socé Fall.

A varíola do macaco é uma infecção viral rara semelhante à varíola humana, embora mais leve, registrada pela primeira vez na República Democrática do Congo na década de 1970. O número de casos na África Ocidental aumentou na última década.

Os sintomas incluem febre, dores de cabeça e erupções cutâneas que começam no rosto e se espalham para o resto do corpo. Não é particularmente grave entre pessoas, afirmam as autoridades de saúde espanholas, e a maioria dos contaminados se recupera em algumas semanas. Porém, alguns casos graves têm sido relatados.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

2

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

3

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

4

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

5

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos