Troca

Apple se explica após polêmica com troca de bateria do iPhone

Revelada na última sexta-feira (9) pela rede de reparos iFixit, a mensagem recomenda que o aparelho seja levado a uma assistência autorizada mesmo que a peça trocada seja original.

Apple se explica após polêmica com troca de bateria do iPhone

A medida ocorreu meses depois que o resultado financeiro da Apple havia sido impactado pela promoção de bateria realizada no ano passado. — Foto:Reprodução

A Apple saiu em defesa do alerta que passou a ser exibido no iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max rodando iOS 12 ou iOS 13 Beta após troca da bateria por terceiros. Revelada na última sexta-feira (9) pela rede de reparos iFixit, a mensagem recomenda que o aparelho seja levado a uma assistência autorizada mesmo que a peça trocada seja original.

Procurada pelo The Verge, a Apple esclarece que o objetivo da medida é proteger o consumidor contra componentes potencialmente defeituosos. “A informação está lá para ajudar a proteger nossos clientes de baterias danificadas, de baixa qualidade ou usadas, o que pode levar a problemas de segurança ou desempenho. A notificação não afeta a capacidade do cliente de usar o telefone após um reparo não autorizado”, explica a empresa da maçã.

O alerta aparece no iPhone quando o usuário realiza uma troca de bateria por conta própria ou em uma assistência técnica que opera fora da rede credenciada da Apple. Quando isso acontece, a seção sobre saúde da bateria deixa de mostrar o percentual de vida útil do componente e indica a necessidade de levar o celular para reparo.

Segundo examinou o iFixit, a notificação realmente não impede que o aparelho seja usado, mas o consumidor deixa de ter acesso à saúde da peça. Dessa maneira, não é possível saber quando o componente se degrada e precisa ser trocado. O comportamento é o mesmo ainda que a bateria seja fabricada pela Apple, desde que a troca não tenha sido realizada em uma assistência autorizada.

Segundo o canal do YouTube TheArtofRepair, que investigou o caso mais a fundo, um controlador instalado na bateria original é responsável por dar o comando do alerta para o sistema operacional ao não verificar a identidade de um técnico da Apple ou credenciado pela empresa.

A medida ocorreu meses depois que o resultado financeiro da Apple havia sido impactado pela promoção de bateria realizada no ano passado. Em relatório divulgado no começo de 2019, a empresa confirmou que o preço reduzido da troca havia desestimulado consumidores a comprarem um iPhone novo. Atualmente, o reparo no componente já se encontra reajustado para o valor original.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

2

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

3

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

4

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

5

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda