Internacional

BBC destaca importância do radiotelescópio Bingo, na Paraíba, para desvendar mistérios do universo

Conforme apurou o ClickPB, ao longo do conteúdo publicado no último dia 03, é abordado como a pesquisadora Larissa Santos e a equipe do 'Bingo' vão poder utilizar o equipamento.

BBC destaca importância do radiotelescópio Bingo, na Paraíba, para desvendar mistérios do universo

Projeto do Bingo conta com colaboradores no Brasil, China, Reino Unido, França, África do Sul, Alemanha e Estados Unidos. — Foto:Reprodução/site Bingotelescope

O rádiotelescópio Bingo, que está sendo construído na Paraíba, foi destaque em uma reportagem produzida pelo portal BBC Future sobre os mistérios que ainda restam a ciência responder sobre o universo. Conforme apurou o ClickPB, ao longo do conteúdo publicado no último dia 03, é abordado como a pesquisadora Larissa Santos e a equipe do ‘Bingo’ vão poder utilizar o equipamento. 

O bingo é apresentado na matéria como “projetado para mapear a distribuição do hidrogênio entre um bilhão e quatro bilhões de anos-luz, na escala cósmica de tempo e espaço”. 

De acordo com a BBC, a professora Larissa Santos e a equipe do Bingo vão usar os cálculos estatísticos oriundos do telescópio para também localizar milhões de galáxias e examinar as distâncias entre as mesmas. “Com isso, será possível estudar com mais profundidade como a energia escura afetou os padrões de Baoss naquela época”, detalhou. 

A energia escura citada é uma espécie de força que ajudou a expandir o universo,  e seus efeitos  estão em todas as partes, porém sua origem é desconhecida. 

Porém ao realizar isso afetou as primeiras ondas sonoras que se propagaram pelo chamado ‘Universo primordial’. Estas primeiras ondas sonoras, são conhecidas como oscilações acústicas de bárions, sigla em inglês BAOs. 

“O bingo irá examinar o Universo posterior, depois que a energia escura dominou a expansão”, complementou a professora e pesquisadora. 

A rotação da Terra é o que movimenta o equipamento sob as estrelas, com uma variação de 15 por 200 graus. Os chamados ‘espelhos parabólicos’ do equipamento refletem a chamada ‘radiação primordial’ sobre um conjunto de 50 detectores.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Apple é condenada a pagar mais de R$ 3 mil por vender Iphone sem carregador

2

Tecnologia

Empresa de Elon Musk faz 1º implante de chip cerebral em humano

3

Tecnologia

Menos de 8% das cidades brasileiras têm leis de antenas adaptadas a 5G

4

Tecnologia

Tempestade solar chega à Terra e pode causar falhas tecnológicas

5

Tecnologia

Carros elétricos conquistam motoristas por aplicativo e prometem economia de até 80% em combustível