Conheça

ChatGPT: o que é e como funciona a inteligência artificial da OpenAI

O ChatGPT tem sido considerado uma das tecnologias mais disruptivas de todos os tempos.

ChatGPT: o que é e como funciona a inteligência artificial da OpenAI

O ChatGPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial, criado pelo laboratório de pesquisas OpenAI, sediado em São Francisco, nos EUA. — Foto:Reprodução

Você faz pesquisas no Google? Então pode ser que você use o ChatGPT no futuro. A ferramenta de inteligência artificial, lançada pela OpenAI no fim de 2022, se tornou um imenso sucesso e liderou uma corrida das big techs.

Mas o que é o ChatGPT e como utilizar a ferramenta?

ClickPB inicia uma série de artigos explicativos, mostrando o básico e o passo a passo dessa novidade.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial, criado pelo laboratório de pesquisas OpenAI, sediado em São Francisco, nos EUA. 

O nome da ferramenta mistura a palavra chat — em inglês, conversar — com a sigla “GPT”, que significa Generative Pre-trained Transformer — transformador pré-treinado generativo.

O algoritmo do ChatGPT foi construído usando redes neurais e machine learning (“aprendizado das máquinas”), criado para conversações na internet.

A ideia é que o ChatGPT possa aprimorar os recursos de assistentes virtuais (como a Alexa, o Google Assistente, a Siri e muitos outros), e oferecer respostas de forma simples e natural, conversando como se fosse uma pessoa de verdade.

ChatGPT tem arquitetura baseada em uma rede neural chamada Transformer, projetada para a construção de textos. O modelo de Inteligência Artificial tem várias camadas, e permitem que o sistema perceba as palavras-chave, o contexto e os possíveis significados diferentes. Dessa forma, o sistema é um modelo extremamente avançado de geração de texto.

Como funciona?

O usuário insere uma solicitação (chamada query) e o ChatGPT coleta os dados na internet para oferecer uma resposta. Essa resposta é construída através de padrões e cruzamento de informações. Ou seja, a inteligência artificial utiliza as informações disponíveis na internet como base de dados.

O grande diferencial é que o ChatGPT consegue oferecer respostas criativas. Diferente de um mecanismo de busca comum, o ChatGPT reúne as informações e oferece os resultados na forma de textos elaborados, letras de música, poesia, contos, códigos de programação, receitas e etc.

ChatGPT pode ser integrado a outros aplicativos, por meio de uma API. Isso significa que o ChatGPT pode ser incorporado a outros serviços, como o Microsoft Word, chatbots de atendimento, e até aplicativos de mensagem, como o WhatsApp.

Como usar?

ChatGPT é gratuito para usar e está disponível em português. Existem planos pagos sendo oferecidos, com a principal vantagem de ter o acesso prioritário, evitando o congestionamento da plataforma.

PASSO 1. Acesse o site oficial

PASSO 2. Na página inicial, clique em “Try Chat GPT”.

Passo 3. Na tela seguinte, clique em “Log In” para fazer seu login na plataforma.

Passo 4. O sistema permite que você o acesse de três formas. 
1) com uma conta Google
2) com uma conta Microsoft
3) criando uma conta na plataforma.

Passo 5. Na tela seguinte, digite nome e sobrenome e clique em “Continue”. Ao fazer isso você concorda com os Termos de Uso do serviço e confirma que tem mais de 18 anos.

Passo 6. Insira o seu número de telefone para verificação. Não se esqueça de adicionar o DDD e o código do país. Clique em “Send Code”. Você receberá o código de seis dígitos por mensagem de texto no seu celular.

Limitações

A mesma flexibilidade que torna o ChatGPT divertido também impede que ele seja uma fonte de informações. Os criadores da plataforma alertam que as respostas dadas podem ser imprecisas e o mecanismo ainda está em fase de testes. Por isso, mesmo que os resultados sejam próximos ao esperado, erros podem acontecer.

O sistema também possui recursos para impedir o uso indevido, incluindo palavras chulas ou termos considerados preconceituosos. O sistema também não possui informações referentes a ocorrências após o ano de 2021.

Exemplo de uso:

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Curso de pós-graduação em Paleontologia será criado em Sousa pela UEPB

2

Tecnologia

Detran-PB alerta sobre golpes no Programa Habilitação Social através de site falso

3

Tecnologia

Ídolo do Atlético, paraibano Hulk compra apartamento avaliado em R$ 30 milhões

4

Tecnologia

Após decisão do STJ, Ruy Gaspar comemora e diz que Hotel Tambaú voltará ao cenário da hotelaria internacional: “cartão-postal para o mundo”

5

Tecnologia

Como Transformar Sua Casa em uma Casa Inteligente Facilmente – Guia Completo