Anatel

Consumidores da Paraíba e outros estados podem consultar números pré-pagos por CPF a partir de 15 de janeiro

Na Paraíba e em todo o Nordeste, além do Centro-Oeste, essa consulta poderá ser feita a partir do dia 15 de janeiro. Para o Sul e o Sudeste, em 22 do mesmo mês.

Consumidores da Paraíba e outros estados podem consultar números pré-pagos por CPF a partir de 15 de janeiro

O pedido de cancelamento do consumidor deverá ser atendido em até 24 horas, caso a solicitação seja executada por meio de atendente. — Foto:Pixabay/Imagem ilustrativa

Os clientes de telefonia móvel da Região Norte podem consultar no portal Cadastro Pré a existência de celulares pré-pagos cadastrados em seu CPF, em cada uma das prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo. Na Paraíba e em todo o Nordeste, além do Centro-Oeste, essa consulta poderá ser feita a partir do dia 15 de janeiro. Para o Sul e o Sudeste, em 22 do mesmo mês.

A solução foi apresentada pelas empresas no Plano de Ação Setorial e aprovada pela Anatel no âmbito do Projeto Cadastro Pré-Pago. A medida vai possibilitar que o consumidor verifique se há alguma linha vinculada a prestadora estranha ao seu conhecimento e, sendo o caso, possa solicitar o seu cancelamento.

O pedido de cancelamento do consumidor deverá ser atendido em até 24 horas, caso a solicitação seja executada por meio de atendente, e até 48 horas se solicitada automaticamente no call center ou portal da prestadora, sem a intervenção humana.

Na área de “Perguntas Frequentes” do portal, estão relacionadas respostas aos principais questionamentos sobre o assunto, além da lista com os endereços eletrônicos e as centrais de atendimento das prestadoras para contato, em caso de solicitações de cancelamento de linha indevidamente vinculada a CPF.

Eventualmente, as prestadoras poderão entrar em contato com os detentores de linhas sem titularidade reconhecida para solicitar a atualização cadastral, sob pena de cancelamento das mesmas.

Projeto Cadastro Pré-Pago. A iniciativa da Anatel busca garantir que a base cadastral da telefonia móvel esteja correta e atualizada, a fim de evitar a ocorrência de fraudes e, dessa forma, proporcionar mais segurança aos consumidores.

A primeira etapa do Projeto ocorreu entre abril e novembro de 2019. Neste período, as prestadoras realizaram campanha para atualização cadastral junto aos titulares de linhas pré-pagas ativas de todo o País.

Em 2020, serão iniciadas a segunda e a terceira etapas. Além da disponibilização do Portal de Consulta de Linhas por CPF, estão previstas medidas adicionais para melhoria dos procedimentos de habilitação de novos chips, como a adoção de um modelo de cadastro com validação documental e digitalização das informações cadastrais, entre outras ações.

Como atualizar dados cadastrais. Caso o consumidor queira tirar dúvidas sobre o assunto ou solicitar atualização de seus dados cadastrais, basta entrar em contato com a sua prestadora.

Confira os endereços eletrônicos e telefones das centrais de atendimento das prestadoras:

Claro – https://www.claro.com.br/insti… – 1052

Tim – https://www.tim.com.br/sp/para… – 1056

Vivo – https://www.vivo.com.br/para-v… – 1058

Oi – https://www.oi.com.br/celular/… – 1057

Algar – https://www.algartelecom.com.b… – 1055

Sercomtel – https://www.sercomtel.com.br/c… – 1051

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

2

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

3

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

4

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

5

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda