Ciência

DNA de dinossauro é encontrado em fóssil de 75 milhões de anos

Uma descoberta que pode mudar os métodos científicos de estudo

DNA de dinossauro é encontrado em fóssil de 75 milhões de anos

"Esses novos e empolgantes resultados aumentam as evidências crescentes de que as células e algumas de suas biomoléculas podem persistir por muito tempo", diz Alida Bailleul, uma das autoras líderes da pesquisa. — Foto:Reprodução

Cientistas descobriram material orgânico em fósseis de dinossauros com 75 milhões de anos, incluindo células de cartilagem, proteínas, cromossomos e DNA.

Pesquisadores paleontologistas da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade da Carolina do Norte publicaram um artigo na National Science Review que detalha a descoberta. Eles encontraram o material em fragmentos de crânio de um hypacrossauro. O herbívoro e semi-bípede viveu durante o período Cretáceo e era um filhote.

Os fragmentos contêm algumas células cartilaginosas preservadas, que servem de base para estruturas que parecem ser cromossomos. Após testes detalhados e comparações dos resultados com amostras de crânios modernos de emu, parece que os anticorpos de uma proteína comumente encontrada na cartilagem de animais também estão nos fósseis.

Também foram realizados testes de DNA. Uma substância corante que reage ao DNA foi aplicada às células do hypacrossauro. O resultado foi semelhante ao que seria esperado de células modernas, o que é surpreendente, já que pesquisas anteriores indicavam que o DNA é capaz de sobreviver por cerca de um milhão de anos, mas os fósseis datam de 75 milhões de anos.

“Esses novos e empolgantes resultados aumentam as evidências crescentes de que as células e algumas de suas biomoléculas podem persistir por muito tempo”, diz Alida Bailleul, uma das autoras líderes da pesquisa.

“Os resultados sugerem que o DNA pode ser preservado por dezenas de milhões de anos e esperamos que este estudo incentive os cientistas que trabalham com DNA antigo a superar os limites atuais e usar a nova metodologia para revelar todos os segredos moleculares desconhecidos que estes tecidos possuem.”

Esta não é a primeira vez que cientistas descobrem elementos orgânicos em fósseis antigos. Há alguns anos, cientistas de Londres encontraram células sanguíneas em uma garra de dinossauro fossilizada. Além disso, o mais antigo dinossauro carnívoro foi descoberto recentemente no Brasil.

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba